Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja
X Edição do Festival Itinerante da Cultura Tradicional "L Burro I L Gueiteiro"


 

O “L BURRO I L GUEITEIRO” é um festival itinerante da música tradicional que decorre pelas aldeias do concelho de Miranda do Douro.

 

Realiza-se, anualmente, durante 4 dias na última semana de Julho, e assume-se como uma plataforma de divulgação da língua, da música, da dança, dos instrumentos tradicionais, da gastronomia e da biodiversidade das Terras de Miranda, nomeadamente, da raça autóctone do Burro de Miranda. Ao longo do Festival, deambularemos na companhia do Burro de Miranda por antigos caminhos rurais, contemplando bonitas paisagens que nos irão conduzir ao encontro das aldeias das Terras de Miranda, do convívio com a população local e da festa concedida pela partilha dos arraias tradicionais.
 

O objetivo principal deste evento é procurar que a arte e a cultura sejam a causa para a revitalização da região, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas. Estimulando sinergias entre o património faunístico e florístico e o património cultural, material e imaterial. Criando novas oportunidades de refletir coletivamente sobre o desenvolvimento local  e proporcionando novas visões de futuro, promovendo o despertar da consciência ecológica e artística através de: palestras, grupos de discussão, seminários, filmes, concertos, teatro, oficinas variadas, música, atividades rurais tradicionais...

 

O envolvimento da população das aldeias e uma programação criteriosa, distingue o “L BURRO I L GUEITEIRO” dos restantes festivais, pelo ambiente festivo e de partilha entre os participantes do Festival e os habitantes das aldeias, proporcionando uma vivência inédita em volta de um evento cultural. 

 

Participe!