As Feiras tiveram no passado uma vital importância na prosperidade económica e desenvolvimento social das regiões onde estas se realizavam, perdendo-se hoje na memória das pessoas com mais idade. De modo a podermos inverter a tendência actual e estimularmos a revitalização da Feira do Naso e dos seus costumes, a criação de novos exemplares, é importante reunir nesta feira além dos criadores, os representantes das entidades competentes do Ministério da Agricultura, dos Serviços Coudélicos e da Direcção Agrária de Trás-os-Montes e de outras instituições da região, por se tratar de um evento muito importante para a região e que desde há séculos está associada ao comércio do gado asinino.
Julgamos importantíssimo organizar a 4ª Mostra de Exemplares da Raça Asinina de Miranda e Exposição de burrinhos (as). Esta actividade realizar-se-á no dia 6 de Setembro, inserida nas festividades da N. Sr.ª do Naso.
Este evento realizar-se-á na aldeia da Póvoa (concelho de Miranda do Douro) onde tradicionalmente o dia 6 de Setembro era dedicado ao comércio do gado asinino e conhecido ainda hoje como a mais importante feira de gado desta espécie.
|