Mais uma vez se cumpre o que para muitos é já uma tradição! Com a V Edição do Passeio de Burro “L Burro I L´Gueiteiro” regressa ao Planalto Mirandês a folia de quatro dias bem passados ao som da gaita de fole, caixa e bombo.
Durante o evento foram muitas as actividades levadas a cabo, entre ateliers de danças mistas e aprendizagem da dança de Pauliteiros até à descoberta dos instrumentos tradicionais, experimentou-se de todo um pouco.
Percorreram-se trilhos e estradas antigas na companhia do burro, apreciando a bela paisagem transmontana e retemperando energias nas povoações que se cruzavam pelo nosso caminho. O convívio foi esplêndido e em Fonte de Aldeia concretizou-se pela primeira vez um Burro-Paper em que os participantes tinham que cumprir vários objectivos através da realização de diversas tarefas que foram cedidas na língua mirandesa. Visitaram-se fornos de lenha, adegas, moinhos, carregaram-se os burros com sacos de farinha ou de lenha à moda antiga, sempre sob o olhar atento e curioso das pessoas da aldeia que rapidamente se prontificavam para ajudar e explicar sabiamente as pistas dadas pela organização.
As noites foram bem animadas ao som da música tradicional. Os Galandum Galundaina, os Convinha Tradicional e os Roncos do Diabo levaram ao rubro os participantes que dançaram até ao nascer do dia.
Com esta iniciativa, a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) e a Galandum Galundaina pretendem revitalizar as aldeias do concelho de Miranda do Douro, incentivando as populações locais a associar-se as actividades proporcionadas pelo evento.

Galeria de fotos