www.aepga.pt » Raça asinina » Padrão da raça
30 de Julho de 2010
 

1) Breve descrição da raça (standard)

Animal bem conformado, com manifesta acromegalia, corpulento e rústico.
Altura média, medida com hipómetro ao garrote, nos animais adultos: >1,20 m. (a altura recomendável é 1,35 m.).
Pelagem castanha escura, com gradações mais claras nos costados e face inferior do tronco; branca no focinho e contorno dos olhos; hirsutismo acentuado com pêlo abundante, comprido e grosso, aumentando em extensão e abundância nos costados, face, entre-ganachas, bordos das orelhas e extremidades dos membros; crinas abundantes; ausência de sinais.
Temperamento dócil.

Cabeça volumosa e ganachuda de perfil recto; fronte larga e levemente côncava na linha mediana, coberta de abundante pêlo (chegando a formar-se sobre a fronte uma espécie de "franja"); arcadas orbitárias muito salientes; face curta de chanfro largo; canal entre-ganachas largo; lábios grossos e fortes; orelhas grandes e largas na base, revestidas no seu bordo interior de abundante pilosidade, arredondadas na ponta (formando uma espécie de borla) e dirigidas para a frente; olhos pequenos, dando ao animal uma fisionomia sombria.

Pescoço curto e grosso. Garrote baixo e pouco destacado. Dorso tendendo para a horizontalidade, curto e bem musculado. Peitoral amplo com quilha saliente. Tórax profundo. Costado encurvado. Garupa em ogiva mais elevada que o garrote, pouco destacada. Espáduas curtas e bem desenvolvidas, com ligeira inclinação. Ventre volumoso.

Membros grossos de articulações volumosas, providos de pêlo abundante cobrindo os cascos, machinhos bem desenvolvidos; membros posteriores com tendência a serem estendidos e um pouco canejos; cascos amplos.

Andamentos de grande amplitude mas lentos, pouco ágeis.

2) Área geográfica de implantação
Nordeste de Portugal, distritos de Bragança (planalto mirandês, nomeadamente concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso, Mogadouro).

3) Principais aptidões zootécnicas
Tracção, sela e carga a dorso (por vezes emparelhados com muares). Produção mulateira.

Especial aptidão para a lavoura tradicional de minifúndio (pastoreio, cultura de cereais).

4) Características genéticas
Às características de excepcional rusticidade, sobriedade, longevidade e polivalência que caracterizam os asininos, a raça asinina de Miranda acrescenta força e docilidade.

Bem adaptada às condições edafo-climáticas de uma região desfavorecida, possui elevada capacidade para valorizar forragens pobres e grande resistência à escassez hídrica.

Apesar da sua precocidade sexual (fêmeas aptas para a reprodução ao ano e meio de idade, machos aos 2 anos de idade), as fêmeas devem apenas iniciar a sua vida reprodutiva a partir dos 3 anos e os machos um ano mais tarde.

O cio tem a duração aproximada de uma semana, variando entre os 5 e os 8 dias, e uma ciclicidade de 15 a 30 dias. O período de cobrições estende-se de Abril a Junho e gestação é de 12 meses ( 15 dias).

5) Breve descrição dos sistemas de maneio utilizados
A raça encontra-se perfeitamente integrada na "Terra Fria de Planalto", região de agricultura de sequeiro com grande amplitude térmica anual e baixa pluviosidade (cerca de 600 mm).

Os asininos são explorados em regime extensivo (pastagens de cerca 1,5 ha). Considerados adultos a partir dos 3 anos de vida, são iniciados no trabalho por volta dos 2 anos. Quando utilizado para conduzir o gado ao pasto, aí permanece juntamente com os bovinos ou ovinos até à sua recolha.

As explorações têm, no máximo, 2 asininos que vivem à margem dos cuidados e atenções dedicados às restantes espécies pecuárias, com estas partilhando pastos e alojamento. Quando o período de estabulação se prolonga, nas épocas em que se encontram mais sobrecarregados de trabalho e durante a gestação e amamentação, a sua dieta pode incluir grãos de cereal, farelos e concentrados comerciais.

6) Produtos específicos da raça
Além dos serviços prestados às explorações agrícolas de minifúndio, a raça pode ainda ser explorada como potencial turístico no apoio ao desenvolvimento rural, contribuindo para a fixação e melhoria sócio-económica das populações através da dinamização de actividades lúdicas, recreativas e culturais, nomeadamente no âmbito do Turismo Rural.

 

©2005 Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
webmaster@aepga.pt

Recomenda-se Microsoft® Internet Explorer 6.0+ 
Resolução de 800x600 ou superior