AEPGA

 

Não seja casmurro, apadrinhe um burro!

A Campanha de Apadrinhamento do Burro de Miranda foi iniciada em 2005 com o propósito de angariar fundos que nos permitam continuar a desenvolver o nosso trabalho, em todas as suas vertentes. Assim, ao apadrinhar um dos nossos burros, está a contribuir para a manutenção do Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM), para a disponibilização de apoio veterinário e logístico a todos os criadores a quem prestamos apoio um pouco por todo o país, bem como para a dinamização de actividades de sensibilização, promoção e investigação. Em suma, apadrinhar um Burro de Miranda é participar ativamente na sua preservação e na garantia do seu bem-estar.

Como padrinho ou madrinha terá a possibilidade de visitar gratuitamente o seu afilhado ou a sua afilhada no CVBM nos horários disponíveis (consultar horários). Bastará para isso que nos informe atempadamente, por telefone ou e-mail, para que o possamos acompanhar. Receberá ainda um certificado de apadrinhamento, juntamente com uma fotografia do burro apadrinhado. O seu contacto será inserido na lista de divulgação da AEPGA para que possa receber notícias e informações sobre as actividades organizadas por nós, beneficiando de significativos descontos.
 

Para apadrinhar, ou oferecer um apadrinhamento, o processo é muito simples, basta escolher o Burro que quer apadrinhar e preencher o Formulário de Apadrinhamento.  

O apadrinhamento só será válido após a receção do comprovativo de pagamento, caso seja feito por transferência bancária, e tem a duração de 1 ano. No final deste período pode renovar o seu apadrinhamento.

Saiba ainda que, em 2021, demos um novo fôlego à nossa Campanha intitulando-a de "11 Burros, 11 Destinos". Para além de incentivarmos as madrinhas e padrinhos a visitarem o seu afilhado ou a sua afilhada no CVBM, situado na aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, pretendemos dar a conhecer o Planalto Mirandês - região do Nordeste Transmontano, de onde é originário o Burro de Miranda - ao promover 11 destinos por meio dos 11 burros da Campanha.

Aos padrinhos e madrinhas que visitem a região, a AEPGA quer dar a conhecer os valores naturais e culturais do Planalto Mirandês, com o intuito de incutir em cada um a consciência da necessidade de os respeitar e proteger. Visite www.11burros11destinos.pt e comece já a planear as suas férias ou escapadinhas de fim de semana. Venha até ao interior do país, surpreenda-se com as paisagens, delicie-se com a comida e mergulhe nesta cultura autêntica, sabendo que, dessa forma, estará também a contribuir para a recuperação do turismo local.


Dispomos das seguintes modalidades de apadrinhamento:

- Apadrinhamento individual (apenas válido para um/a padrinho/madrinha):
O apadrinhamento individual de um Burro de Miranda tem um custo mínimo de 30 euros por ano. Inclui um certificado de apadrinhamento, uma fotografia do burro apadrinhado e o boletim informativo Alfojica.




Se pretender efectuar um apadrinhamento individual e incluir um presente para si ou para um amigo ou familiar, poderá ainda optar por uma das seguintes opções:
- Apadrinhamento individual de um Burro de Miranda (presente n.º 1) tem um custo de 38 euros.
Inclui um certificado de apadrinhamento, uma fotografia do burro apadrinhado, o boletim informativo Alfojica e um saco de pano-cru com a ilustração do Burro de Miranda.




- Apadrinhamento individual de um Burro de Miranda (presente n.º 2) tem um custo de 35 euros.
Inclui um certificado de apadrinhamento, uma fotografia do burro apadrinhado, o boletim informativo Alfojica e um caderno (A6) com a ilustração do Burro de Miranda.




- Apadrinhamento individual de um Burro de Miranda (presente n.º 3) tem um custo de 38 euros.
Inclui um certificado de apadrinhamento, uma fotografia do burro apadrinhado, o boletim informativo Alfojica e uma caneca de cerâmica.




- Apadrinhamento individual de um Burro de Miranda (presente n.º 4) tem um custo de 50 euros.
Inclui um certificado de apadrinhamento, uma fotografia do burro apadrinhado, o boletim informativo Alfojica e um peluche do Burro de Miranda.




- Apadrinhamento por grupos e famílias
O apadrinhamento por grupos e famílias (amigos, avós, pais e filhos até aos 18 anos - máximo 5 pessoas) tem um custo mínimo de 50 euros por ano. Inclui um certificado de apadrinhamento, juntamente com uma fotografia do burro apadrinhado e o boletim informativo “Alforjica”.




- Apadrinhamento Associativo
O apadrinhamento associativo (IPSS, outras associações sem fins lucrativos) tem um custo mínimo de 45 euros por ano. Inclui um certificado de apadrinhamento, juntamente com uma fotografia do burro apadrinhado e o boletim informativo “Alforjica”.




- Apadrinhamento Coletivo
O apadrinhamento coletivo (empresas e/ou entidades) tem um custo mínimo de 200 euros por ano, que pode ser deduzido no IRS ao abrigo da lei do mecenato ambiental. Inclui um certificado de apadrinhamento, juntamente com uma fotografia do burro apadrinhado e o boletim informativo “Alforjica”. E ainda direito a menção do apoio concedido na página de Facebook da AEPGA.




- Apadrinhamento por Escolas ou Grupos de Escuteiros
O apadrinhamento escolar ou de grupo de escuteiros consiste numa contribuição de 1,50 euros por aluno ou escuteiro (tem um custo mínimo de 25 euros/ano por turma ou grupo de escuteiros).
Ao apadrinhar um Burro de Miranda, cada turma/grupo de escuteiros receberá um certificado de apadrinhamento juntamente com uma fotografia do burro apadrinhado e o boletim informativo “Alforjica”. Para além disso, a turma/grupo de escuteiros poderá visitar gratuitamente o seu afilhado ou a sua afilhada no Centro de Valorização do Burro de Miranda e perceber o funcionamento do Centro, onde os burros estão ao nosso cuidado. Pretende-se que o apadrinhamento tenha uma vertente pedagógica, funcionando como estímulo para um maior conhecimento do Burro de Miranda. Como vive, o que come, onde, como e quantas horas dorme por dia, se atende pelo nome ou se tem sentimentos, o que precisa para ter uma vida saudável e feliz, são algumas das perguntas que queremos que as escolas e os grupos de escuteiros descubram, de forma educativa e divertida.
Torne-se um membro ativo na preservação do Burro de Miranda, considerado património genético, ecológico e cultural único no nosso país.



 

Caso tenha alguma dúvida, por favor consulte as Perguntas Frequentes ou contacte-nos através do e-mail aepga@aepga.pt.