AEPGA

 

Acreditamos na partilha de conhecimentos, nas redes interpessoais que se formam através da troca de experiências e no reconhecimento e divulgação dos recursos naturais da Terra, assim como de quem a habita. É neste sentido que a nossa missão tem um enfoque mais responsável na valorização do Burro de Miranda assim como da cultura de uma das zonas mais despovoadas, mas também uma das mais peculiares, de Portugal: o Planalto Mirandês.

É com este ímpeto que vimos, uma vez mais, lançar o desafio a quem se anime com o nosso mote: “Trabalhar pelo bem-estar de burros e pessoas”, um convite aberto a qualquer pessoa, de qualquer idade, que queira dar o seu (grande) contributo, durante 5 dias na nossa companhia.

A primeira campanha do VOLUNTARIA-TE de 2021 irá decorrer nos dias:

- 28 de junho a 2 de julho (esgotado);
- 13 de 17 de setembro  (esgotado);
- 18 a 22 de outubro  (esgotado);

Os voluntários acompanharão os técnicos da AEPGA e dar-lhes-ão apoio nas mais variadas tarefas, nomeadamente:

- nos cuidados diários dos burros: alimentação, apoio a tratamentos veterinários, escovagem, limpeza dos cascos e outros cuidados quotidianos;

- na manutenção diária dos Centros: limpeza e arrumação do espaço, tarefas de manutenção (limpeza de estrume, construção/arranjo de vedações, fazer a cama dos burros, arrumar fardos, limpeza dos cobrejões, suadouros e alforges, limpeza e recolha de lenha dos lameiros adjacentes ao centro);

- no acompanhamento dos veterinários e ferrador na visita aos criadores e proprietários de burros das aldeias do Planalto Mirandês com o objetivo de avaliar a saúde dos animais e partilhar informação sobre bem-estar asinino.

Contudo, caso potenciais voluntários tenham aptidões especiais (experiência em equitação natural, desenvolvimento de campanhas e eventos, fotografia e vídeo, gestão de base de dados, formação em design gráfico, etc.) não enumeradas na lista acima e lhes pareça que estas possam ser úteis à AEPGA, agradecemos que partilhem connosco, de modo a ponderarmos a planificação de um voluntariado especializado.

Dada a actual situação sanitária e as recomendações da DGS, agradecemos que nos apresente aquando da sua chegada o certificado de Vacinação válido para a COVID-19 ou então um teste rápido de antigénio (TRAg) realizado nas últimas 48 horas antes do início da atividade. É possível realizar este teste nas farmácias, e cada cidadão tem direito até 4 testes gratuitos por mês. Desta forma poderemos garantir maior segurança para todos os voluntários, colaboradores da AEPGA e comunidades locais.

Qualquer dúvida, contactem-nos através de:

Telefone: +351 925790394(7)
E-mail: aepga@aepga.pt

Esperamos por ti!