AEPGA

Por Tierras De L Rei

3 e 4 de abril 2020 | Aldeias de Avinhó, Valcerto e Algoso | Planalto Mirandês

 

Tendo em consideração a dinâmica epidemiológica do Coronavírus COVID-19 no território nacional, as medidas decretadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e o comunicado emitido pelo Município de Vimioso, a 12.03.2020, a atividade "Por Tierras de l Rei" agendada para os dias 4 e 5 de Abril, nas aldeias de Avinhó, Algoso e Valcerto, no Planalto Mirandês foi adiada para uma outra data, a designar logo que possível.
A AEPGA agradece a compreensão e a colaboração de todos.

*******

Caminhar na companhia do Burro de Miranda é a sugestão que lhe fazemos para o início desta primavera. Tendo como ponto de partida a aldeia de Avinhó, seguiremos viagem em direção ao Castelo de Algoso. Em posição dominante sobre o cabeço da Penenciada, na periferia da aldeia que lhe dá também o nome, será o nosso ponto de referência durante toda a jornada.

Por caminhos rurais e trilhos em terra batida, lançamo-nos à aventura percorrendo montes e vales do Nordeste Transmontano, descobrindo os valores naturais e culturais deste belo e amplo território.

Pé ante pé, seguindo a passada do burro, dar-nos-emos conta que, para além de um bom companheiro de viagem, este animal é também um bom amigo. Atento, paciente e muito curioso, ajudará a transportar as nossas mochilas e agasalhos e fará as delícias dos mais pequenos, que ansiosos por subirem ao seu dorso, poderão acompanhar mais descansadamente a caminhada.

Porém, não se esqueça de guardar alguma energia para a noite de sábado. Convidamo-lo a visitar a Feira do Pão da aldeia de Caçarelhos, que este ano comemora a sua vigésima edição, para apreciar o pão que aqui se produz, de forma artesanal e cozido em forno de lenha, além de outros saborosos produtos da terra. Haverá ainda animação, para quem for mais folião.

Participe, venha caminhar connosco.