AEPGA

 

Sérgio Sousa

 

Sérgio Eduardo Ramalho de Sousa, licenciou-se em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1998, tendo concluído uma pós-graduação em Parasitologia Médica no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa  em 1999.

 

Em 2009, realizou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra 2009 e em 2016, concluiu o Doutoramento em Ciências Veterinárias na Faculdade Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa. 

 

Leccionou Parasitologia e Patologia e Clínica das Doenças Parasitárias no Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre 1997 e 2002, ano em que iniciou as mesmas atividades na Escola Universitária Vasco da Gama. 

 

Entre 2002 e 2021, tem exercido funções de Responsável pelo Laboratório de Parasitologia da Escola Universitária Vasco de Gama, Coordenador dos docentes (Comissão de Coordenação de Ano), Coordenador da área Científica das Ciências Fundamentais (Comissão de Coordenação por Áreas Científicas), Representante da Área Científica das Ciências Fundamentais (Comissão de Estágio Curricular), Supervisor de estágios intercalares (Comissão de Prática Veterinária Integrada), Membro da Comissão de Creditação, Vice-diretor do Departamento de Ciências Veterinárias assim como Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Universitária Vasco de Gama.


 

Zélia Cruz

Zélia Cruz licenciou-se em 2020 em Medicina Veterinária, na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). 

 

Nos anos de 2018 e 2019 realizou estágios curriculares no hospital de Equinos da universidade de Liége, com a Donkey Sanctuary México e na AEPGA, onde desenvolveu o seu tema de tese de mestrado "Donkey welfare assessment in Northeast Portugal". 

 

Ao longo dos anos realizou voluntariado na AEPGA e na American Fondouk, fez o Curso Avançado de Tração Animal com a APTRAN, o curso online de Comportamento Animal e Bem-estar da Universidade de Edimburgo e o curso online de Geriatria em Equinos da The Horse Trust.  

 

Iniciou o trabalho na AEPGA em 2020, fazendo trabalho clínico nos centros geridos pela AEPGA e nos criadores de asininos, assim como apoio no desenvolvendo campanhas de reprodução,  profilaxia e bem-estar. 


Belén Leiva


Belén Leiva licenciou-se em Medicina Veterinária pela Universidade de Córdoba (Espanha) em 2015. No ano seguinte integrou a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), onde presta apoio veterinário nas áreas clinica, profilaxia e reprodução de asininos. 

 

Na AEPGA, Belén Leiva apoia na gestão do livro genealógico da raça asinina de Miranda e faz parte da equipa de veterinários que, nas campanhas de bem-estar animal levadas a cabo pela Associação, faz a avaliação da condição geral de asininos, tratamentos dentários e aparo de cascos.

 

Desde 2016, tem vindo a participar em formações relacionadas com medicina veterinária de asininos, em diferentes áreas como a reprodução, podologia, comportamento e bem-estar.

Nuno Bernardes


Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa da Universidade Técnica de Lisboa em 1999, Nuno Bernardes foi interno em Medicina e Cirurgia de Equinos no Hospital Veterinário Aznallcollar, Espanha, sob orientação do Dr. Miguel Valdés, diplomado ACVS e ECVS entre 1999 e 2000. Em 2001 realizou um estágio com o Dr. Lane Easter no Texas e, em 2008 , concluiu o Mestrado em Produção Animal.

No ano de 2010 começou o seu caminho na podiatria equina com a realização de um curso de ferração para proprietários na Escuela de Herradores Sierra Norte em Madrid. Foi nesta mesma escola que, em 2014, concluiu o curso de técnico ferrador, tendo obtido o diploma oficial reconhecido pela Federação Equestre Francesa. Em 2020 concluiu com sucesso a Certificação Europeia Eurofarrier, reconhecida pela Federação Europeia de Associações de Ferradores.

Tem colaborado activamente na realização de vários workshops temáticos sobre ferração junto dos estudantes de medicina veterinária, tendo também organizado formações de cariz eminentemente prático para ferradores. Nos últimos anos tem sido convidado para palestrar em eventos científicos relacionados com a medicina equina com especial ênfase na área da Podiatria Equina.

Jesus Buil

Licenciado em Veterinária desde 2009, pela Universidade de Saragoça (Espanha), Jesus Buil foi interno no Departamento de Cirurgia e Medicina Equina do Hospital Clínico Veterinário da Universidade de Saragoça, entre 2009 e 2011. 

 

Entre 2012 e 2016, foi Médico Veterinario na AEPGA, desempenhando tarefas como Veterinário de Campo e Manutenção do Centro de Apoio ao Burro, em Miranda do Douro. 

 

Desde 2016, Jesus Buil trabalha na Associação The Donkey Sanctuary como médico veterinário, realizando medicina hospitalar e medicina de campo de equinos, principalmente com asininos (Devon-UK). Também participa em projetos educativos em colaboração com outras associações e universidades em diferentes países.

 

Os seus principais interesses são a Ortopedia e a Medicina Dentária Equina. Atualmente está a finalizar o Advanced Certificate Practice (Cert AVP) in Equine Dentistry.

 

Miguel Nóvoa


Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Miguel Nóvoa tem vindo a desenvolver a sua atividade profissional em diferentes ONG’s. 

 

Pertenceu ao Corpo Auxiliar de Alunos do Hospital Veterinário da UTAD entre Julho de 1998 e Junho de 2000. Foi colaborador do Centro de Recepção, Acolhimento e Tratamento de Animais Selvagens da UTAD e membro do NEPA (Núcleo Estudo e Protecção do Ambiente da UTAD). 

 

Entre 2005 e 2006 produziu o filme: “11 Burros caem no estômago vazio”, que obteve os prémios de Melhor Curta Metragem no DocLisboa 2006 e Melhor Documentário Etnográfico Europeu no Festival Dialektus em Budapeste, 2007. 

 

Atualmente desempenha as funções de Secretário Técnico da Raça Asinina de Miranda desde Janeiro de 2003 e é o responsável pela execução do plano de Melhoramento Animal da raça e Registo Zootécnico/Livro Genealógico da Raça Asinina de Miranda. 

 

Miguel Nóvoa é membro da Direcção da AEPGA (Associação para o Estudo e Protecção da Raça Asinina) desde 2007 e membro da Direcção da Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural desde 2004. Em ambas as associações assume o cargo de Vice-Presidente da Direção. 

 

Desde 2013, trabalha na Palombar como técnico superior e, desde 2015, é co-coordenador interno do Projecto Life Rupis e responsável pelo desenvolvimento das acções no terreno e pelo contacto com as comunidades rurais. É também coordenador e responsável pela implementação do projecto "ConnectNatura" na ZPE Montesinho/Nogueira. 

Inscreve-te através do formulário de inscrição que encontras abaixo