AEPGA

 

A Revolução Verde trouxe consigo a ideia de que o solo é uma tela de pintura em branco onde podemos fazer aquilo que queremos; um substrato sem vida que deve ser lavrado continuamente e alimentado com produtos químicos para sustentar assim as plantas que o habitam. Este tipo de uso do solo produz perda das camadas mais superficiais e férteis, pela excessiva lavra dos terrenos, e promove, por outro lado, o desenvolvimento de alimentos de baixa qualidade, pobres nutricionalmente, cujos nutrientes não podem ser adicionados de forma química.

O solo é um sistema integrado onde há uma grande quantidade de complexos minerais e componentes orgânicos, onde existe um número significativo de organismos que formam parte de uma cadeia alimentar da qual as plantas fazem parte. Ao promover um solo saudável estamos a assegurar uma correta nutrição das plantas. Plantas bem nutridas serão menos propensas a pragas e doenças, e terão um teor maior de nutrientes, contribuindo assim para uma alimentação mais saudável e adequada.

Nesta formação, Bruno Nunes irá falar sobre a importância da criação e manutenção de solos saudáveis. Só compreendendo o seu funcionamento teremos as ferramentas para gerar ecossistemas mais produtivos e saudáveis, onde não são necessário o uso de químicos poluentes para a terra, para os alimentos e para o nosso organismo.

Durante a formação teremos oportunidade de aprender sobre as seguintes temáticas:
- Tipos de solo
- Biofertilizantes caseiros
- Paisagens rurais e urbanas
- Adubos verdes
- Acumuladores dinâmicos | Plantas auxiliares
- Vermicompostagem
- Compostagem caseira (fria)
- Compostagem termofilia (quente)

Conheça o programa e faça a sua inscrição.

Esperamos que este curso seja do seu interesse. Juntos podemos criar um mundo mais saudável e em simbiose com a natureza!