AEPGA

 

AEPGA e o Dia Internacional do Burro
08.05.20


Há quase duas décadas que a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) trabalha no sentido de conservar o Burro de Miranda – uma raça autóctone portuguesa, particularmente ameaçada de extinção – e de dignificar todos os burros do país, dando a conhecer o seu carácter dócil, a cultura que lhe está associada e os vários papéis que tão bem sabe representar – de professor, guia, terapeuta e, sobretudo, de amigo.

Tal como nos anos anteriores, a AEPGA convida-te a celebrar o Dia Internacional do Burro connosco: para relembrar o seu valor inestimável, não só aqui na Europa, onde essas novas facetas têm vindo a ser descobertas, mas também nos países em desenvolvimento, onde os burros são os principais meios de transporte e companheiros de trabalho de milhões de famílias desfavorecidas que, no entanto, raramente têm o conhecimento ou os recursos para lhes garantirem uma vida com saúde e bem-estar.

No dia 8 de maio comemora-se o Dia Internacional do Burro, e a AEPGA quer apelar à criatividade de pessoas de todo o mundo para ajudar nos festejos. Como o objetivo deste dia é também alertar para a importância do respeito das cinco liberdades do bem-estar animal (livre de fome e sede; livre de desconforto, livre de dor; lesão e doença; livre de medo e stress; livre para expressar os seus comportamentos naturais) listamos 5 ideias para celebrar o evento com atividades que, além de divertir, ensinam e contribuem para a dignificação do burro:

1. Ilustra as tuas orelhas de burro e exibe-as com orgulho – e não com vergonha, como aconteceu ao longo de séculos. Palavras associando o burro à estupidez e à ignorância começaram a surgir há já muito tempo, sendo que na antiga instrução primária, uma das formas de castigar os alunos com mais dificuldades em aprender era pô-los à janela da escola que frequentavam com umas orelhas de burro. No sentido de inverter a opinião depreciativa sobre as orelhas e o burro em si, desafiamos-te a saber mais sobre o seu dócil e inteligente comportamento e a personalizar umas orelhas de burro, que disponibilizamos em formato pdf para download no site diadoburro.pt. Caso não tenhas acesso a uma impressora e queiras também poupar papel e consequente abate de árvores, incentivamos-te a aliar a criatividade à boa disposição, construindo umas orelhas originais, reutilizando materiais que possas encontrar aí em casa.

2. Cria ou reinventa um ditado que faça referência ao burro de forma positiva – e não pejorativa, como acontece na maioria dos ditos populares portugueses. Afinal de contas, um burro carregado de respeito é um burro feliz!

3. Fotografa para celebrar os burros, e em especial o lanudo Burro de Miranda. Partilha connosco uma fotografia do teu amigo orelhudo ou de um bom momento de convívio com os burros e acompanha-a com uma história pessoal. Vamos adorar conhecê-lo(s) também!

4. À celebração do burro, aliamos ainda a arte ao ambiente: cria uma obra sobre o Burro de Miranda que promova a biodiversidade do Planalto Mirandês. Procura saber mais sobre esta região, investiga sobre aquilo que os burros mais gostam e põe mãos à obra. Constrói, desenha ou pinta, relacionando elementos da natureza e objetos que seriam deitados no lixo, e cria uma mascote que represente um burro saudável e feliz.

5. Por fim, torna-te um membro ativo na preservação do Burro de Miranda, apadrinhando um burro e fica a saber mais sobre esta raça autóctone portuguesa: os hábitos do seu dia-a-dia, o seu comportamento e características. Se quiseres tornar-te padrinho ou madrinha de um Burro de Miranda, recebendo uma fotografia, certificado de apadrinhamento e possibilidade de, mais tarde, o visitar no Centro de Valorização do Burro de Miranda, vai à página https://www.aepga.pt/area/como-apoiar/apadrinhamentos/ e preenche o formulário de inscrição. Em breve, receberás novidades nossas.

Partilha o teu trabalho connosco, publicando uma fotografia da tua criação nas redes sociais – a usar as orelhas de burro, com um ditado que homenageie o burro, uma fotografia de um bom momento de convívio com os burros ou qualquer outra ideia que tenhas - com o hashtag #diadoburro ou, se preferires, envia-nos para e-mail aepga@aepga.pt.

Ao participares nesta ação – partilhando connosco a tua criatividade – estarás a passar a mensagem de que o burro é um companheiro precioso que merece ter uma vida com qualidade, saúde e felicidade, e de que o Burro de Miranda, em particular, precisa de proteção.

Junta-te a nós!