Dia Europeu da Rede Natura 2000
21 de Maio de 2024
Próximos eventos • Apresentação
Dia Europeu da Rede Natural 2000 | 21 de maio de 2024
No próximo dia 21 de maio, vamos celebrar o Dia Europeu da Rede Natura 2000, a maior rede de áreas protegidas do mundo. A celebração da data ocorrerá em diferentes locais do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), área protegida que partilha os seus limites com a Zona de Proteção Especial (ZPE) e a Zona Especial de Conservação (ZEC) do Douro Internacional e Vale do Águeda, classificadas ao abrigo da Diretiva Aves e da Diretiva Habitats, respetivamente. Esta jornada de celebração da Rede Natura 2000 é promovida pela AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O dia comemorativo será marcado por três momentos-chave:
1. LIFE Aegypius return - Inauguração da jaula de aclimatação para reforço populacional da colónia reprodutora de abutre-preto no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)
2. Apresentação do projeto VISITEC|PNDI – visitar o Parque Natural do Douro Internacional com apoio tecnológico
3. Lançamento da aplicação Passaporte Natura 2000 (PN2000) - valorizar o território através dos seus capitais natural e humano: biodiversidade, património e comunidades locais
Com o objetivo de aumentar a colónia de abutres-pretos no PNDI, a menor do país, o projeto LIFE Aegypius Return prevê, até 2027, devolver à natureza nesta área 20 abutres-pretos provenientes de centros de recuperação de fauna silvestre. A jaula de aclimatação, uma estrutura de grandes dimensões e com todas as condições de segurança, vai acolher os indivíduos da espécie recuperados para que passem por um período de readaptação ao meio natural e de habituação à região, com vista a potenciar a sua fixação nesta área, quando regressarem ao seu habitat natural.
O VISITEC|PNDI é um projeto inovador que visa valorizar o Parque Natural do Douro Internacional através da melhoria de infraestruturas e da integração de tecnologia, proporcionando aos visitantes uma experiência rica e informativa. Inclui a criação de percursos temáticos e a implementação da aplicação Passaporte Natura 2000, que enriquece a experiência de visitação com conteúdos interativos sobre a biodiversidade e o património local.