NEWSLETTER AEPGA versão web
No Natal, dê um presente com significado, ofereça um Burro de Miranda como afilhado!
O ano de 2020 ficará para sempre marcado por uma mudança radical da nossa perspetiva de vida. O ano em que perdemos temporariamente liberdades que dávamos por garantidas, o ano em que passamos a valorizar ainda mais a relação que temos com a família e os amigos, os abraços e os afetos. Este é um ano em que o sentido de comunidade está cada vez mais presente em cada um de nós e em que a solidariedade se torna urgente e fundamental. No meio de tanta incerteza, procuramos propósito nas nossas ações. Queremos fazer a diferença na vida de quem nos rodeia. Percebemos que o planeta precisa de menos consumo desenfreado e de mais cuidado e respeito.

O Natal está aí a chegar e com ele vem a azáfama dos presentes com que queremos mimar aqueles de quem gostamos. Neste Natal, propomos-lhe que ofereça um presente diferente. Um presente consciente e consequente, que fará certamente a diferença na vida de quem o receber. Porque não há nada melhor do que o sentimento de ajudar!

Ao oferecer o apadrinhamento de um dos nossos burros, está a contribuir para a manutenção do Centro de Valorização do Burro de Miranda, para a disponibilização de apoio veterinário e logístico a todos os criadores no solar da raça, bem como para a dinamização de actividades de sensibilização, promoção e investigação. Em suma, está participar activamente na sua preservação e na garantia do seu bem-estar. Pode encontrar toda a informação sobre o apadrinhamento de um Burro de Miranda no nosso site
Ler mais

Enfardar Naturalmente - Transição para uma Agricultura Ecológica

Já todos ouvimos falar sobre a necessidade de evitar usar plásticos descartáveis como é o caso das garrafas, palhinhas, pratos, copos e talheres. Mas no caminho para a eliminação do plástico de utilização única no nosso dia-a-dia, os passos que podemos dar não se ficam por aí. Muitos dos plásticos agrícolas, como o polipropileno, não estão contemplados na Diretiva (UE) 2019/904 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de junho de 2019, relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente. Foi a pensar na realidade da agricultura em Portugal que a AEPGA criou o projeto “Enfardar Naturalmente - Transição para uma Agricultura Ecológica.”

O objetivo final é aparentemente simples - substituir o fio agrícola de polipropileno (também conhecido por baraço, normalmente de cor azul) pelo fio de sisal, uma fibra 100% natural e, como tal, totalmente biodegradável. Para o atingir, a AEPGA propõe-se desenvolver uma campanha de sensibilização ambiental junto de vendedores e agricultores que recorrem ao fio agrícola para enfardamento, e comunidade escolar, que visa alertar para a necessidade da redução do consumo de plástico, com exemplos concretos do seu impacto a nível local e global.
Na AEPGA acreditamos que o futuro tem de ser planeado tendo em conta o fenómeno das alterações climáticas e a crise da biodiversidade. Acreditamos ainda que o conhecimento científico disponível nos apoiará na adopção de novas práticas, mais sustentáveis e compatíveis com a biodiversidade e com os limites do meio ambiente.

Enfardar Naturalmente – Transição para uma Agricultura Ecológica é um projeto apoiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 – Produção e consumo sustentáveis. Conheça mais sobre o projeto aqui

Ler mais

A nossa loja online já está disponível para si

É com enorme entusiasmo que anunciamos a abertura da nossa loja online. A partir de agora já poderá comprar aquela lembrancinha que lhe faltava para oferecer no Natal, sem sair de sua casa.

Escolha um livro ou uma peça de artesanato, uma t-shirt ou uma caneca. Fomente o consumo sustentável ao oferecer um saco de pano para as compras ou, se preferir, dê um novo amigo a uma criança, ao comprar um burrinho de peluche bem fofinho. As opções são variadas. Mas têm sempre o nosso animal preferido no papel de ator principal.

Tal como acontece com o Apadrinhamento de um dos nossos Burros, ao adquirir qualquer um dos artigos da nossa loja estará a contribuir para assegurar não só o trabalho diário da AEPGA, mas também o desenvolvimento de todo o projeto. O lucro obtido com a venda dos produtos, reverterá na totalidade para a aquisição de material necessário para o bem-estar dos nossos burros, o apoio aos criadores do Nordeste Transmontano e o investimento em novas atividades de conservação e de divulgação do Burro de Miranda. Não deixe as compras para a última hora. Visite a Loja e conheça todas as opções que temos à sua disposição.

Ler mais

Encerramento temporário dos Centros geridos pela AEPGA

Na sequência do agravamento da pandemia que vivemos, e conscientes do dever cívico de recolhimento que nos assiste, a AEPGA tomou a decisão de encerrar temporariamente ao público o Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM); o Centro de Atividades Lúdico-Pedagógicas do Burro de Miranda (CALP); e Centro de Acolhimento do Burro (CAB). Por muito que gostemos de vos receber e partilhar convosco in loco o trabalho que fazemos, sabemos que esta não é a melhor altura para estes encontros. Não faz sentido para nós continuarmos a incentivar as visitas, quando aquilo que nos é pedido nesta fase é que fiquemos em casa, em prol de um bem maior - a saúde de todos!

Continuaremos a desempenhar o nosso trabalho de preservação e dignificação da raça asinina e utilizaremos as redes sociais para mantermos a proximidade que tanto apreciamos. As experiências presenciais ficarão reservadas para quando for mais seguro para todos. 

Mantenha-se seguro. Fique em casa por agora, para que possamos voltar a estar juntos em breve.

Ler mais

LINKS FAVORITOS Faça-se sócio
Apadrinhe um burro
Visite-nos
Como apoiar
Loja Online
 
AEPGA
Associação para o Estudo
e Protecção do Gado Asinino

Largo da Igreja, 48
5225 - 011 Atenor
Contactos
T. +351 925790396(7)
T. +351 273 739307
aepga@aepga.pt
REDES SOCIAIS
Facebook
Instagram

cancelar newsletter