AEPGA

 

Aos 31 anos, a Avelã chegou ao Centro de Acolhimento ao Burro

A maioria dos asininos que chega ao Centro de Acolhimento do Burro (CAB) está já em idade avançada ou tem donos cuja idade ou saúde já não lhes permitem assegurar os cuidados necessários ao seu bem-estar.

No caso da Avelã, a simpática burra proveniente da aldeia de Avelãs da Ribeira, do Concelho da Guarda, que chegou recentemente ao CAB, a idade (dela e dos donos) foi determinante para a decisão do pedido de acolhimento.

Apesar dos seus 31 anos, aquando da sua entrada no Centro, a Avelã apresentava uma condição corporal próxima da ótima e bastante apetite. Durante o exame físico inicial foram-lhe diagnosticados alguns problemas que são frequentes na sua idade, como é o caso das artroses nos joelhos. Por forma a ter um dia-a-dia confortável e sem dor, passou a tomar uma medicação diária e daqui para a frente será, tal como todos os burros residentes no CAB, acompanhada em permanência pela equipa veterinária da AEPGA.

Os seus donos sempre contaram com a ajuda da Avelã no trabalho dos campos, a puxar a carroça e o arado. Ainda que seja uma decisão muito difícil, separarem-se dela com o intuito de assegurar que terá uma velhice tranquila no Centro de Acolhimento do Burro é um reflexo da grande estima e preocupação que têm pela Avelã.

Em nome do CAB e da AEPGA, agradecemos a confiança que depositaram em nós e asseguramos que a burrinha já está perfeitamente integrada com os seus companheiros orelhudos.