Notícias • Apresentação pública do projeto TerRa decorreu no dia 19 de outubro no IPB
Apresentação pública do projeto TerRa decorreu no dia 19 de outubro no IPB
Decorreu no dia 19 de outubro, no auditório Alcino Miguel, do Instituto Politécnico de Bragança, a sessão de apresentação do projeto “TerRa - Conhecer o território através das raças autóctones”.
Durante a manhã, ficámos a perceber a importância de preservar a biodiversidade do território, apostando no conhecimento mais profundo das suas características e necessidades. A forma como as raças autóctones definem e valorizam a região de onde são originárias e os desafios que se impõem no que diz respeito à sua conservação e melhoramento. E houve ainda tempo para falar sobre educação financeira, fiscal e comercial na ótica do pequeno agricultor.
O evento contou com a presença de Orlando Rodrigues, Presidente do IPB; Paula Carvalho, Subdiretora da DGAV; Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior; Marina Castro, do IPB; Rute Abreu, do Instituto Politécnico da Guarda; Albano Beja Pereira, da Universidade do Porto e Miguel Nóvoa, Secretário Técnico da Raça Asinina de Miranda e representante da AEPGA.
Aos presentes no auditório e àqueles que nos acompanharam à distância de um monitor de computador, deixamos o nosso agradecimento pelo interesse demonstrado num projeto tão importante para a identidade e valorização da região do Nordeste Transmontano.
“TerRa” foi desenvolvido pela AEPGA com o apoio da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente, ENEA2020 - Estratégia Nacional de Educação Ambiental, e dos municípios abrangidos.