AEPGA

 

Apresentação pública do projeto TerRa decorreu no dia 19 de outubro no IPB

Decorreu no dia 19 de outubro, no auditório Alcino Miguel, do Instituto Politécnico de Bragança, a sessão de apresentação do projeto “TerRa - Conhecer o território através das raças autóctones”.

Durante a manhã, ficámos a perceber a importância de preservar a biodiversidade do território, apostando no conhecimento mais profundo das suas características e necessidades. A forma como as raças autóctones definem e valorizam a região de onde são originárias e os desafios que se impõem no que diz respeito à sua conservação e melhoramento. E houve ainda tempo para falar sobre educação financeira, fiscal e comercial na ótica do pequeno agricultor.

O evento contou com a presença de Orlando Rodrigues, Presidente do IPB; Paula Carvalho, Subdiretora da DGAV; Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior; Marina Castro, do IPB; Rute Abreu, do Instituto Politécnico da Guarda; Albano Beja Pereira, da Universidade do Porto e Miguel Nóvoa, Secretário Técnico da Raça Asinina de Miranda e representante da AEPGA.

Aos presentes no auditório e àqueles que nos acompanharam à distância de um monitor de computador, deixamos o nosso agradecimento pelo interesse demonstrado num projeto tão importante para a identidade e valorização da região do Nordeste Transmontano.

“TerRa” foi desenvolvido pela AEPGA com o apoio da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente, ENEA2020 - Estratégia Nacional de Educação Ambiental, e dos municípios abrangidos.