AEPGA

 

Campo de Trabalho Internacional

Com todos os cuidados sanitários recomendados, entre 12 e 23 de agosto o Centro de Acolhimento do Burro (CAB) levou a cabo mais um Campo de Trabalho Internacional (CTI), que contou com o apoio do IPDJ e do Município de Miranda do Douro. Organizado em parceria com a AEPGA, na União de Freguesias de Sendim e Atenor, esta iniciativa contou com o espírito de partilha e de união de 17 jovens, de seis nacionalidades europeias distintas.

Vivemos uma época atípica e, embora o choque inicial do confinamento provocado pela pandemia esteja a ser ultrapassado, temos o desafio de aprender a viver com o vírus, procurando as melhores soluções para a retoma das dinâmicas socioeconómicas da forma mais segura possível -
esse foi o maior desafio para a organização deste CTI. Para tal, condicionámos o contacto com comunidade local e concentrámos os momentos de lazer em espaços naturais mais isolados (um dos pontos fortes do Planalto Mirandês).

Ao longo destes 12 dias os jovens ajudaram-nos em diferentes trabalhos, como na pintura da antiga Escola Primária de Teixeira, na limpeza das margens do rio Angueira, também na aldeia de Teixeira, e na reconstrução de antigos muros de pedra no Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM), em Atenor.

Embora no contexto de um ano excecional, estas atividades são importantes para o território, como fomento de encontro de jovens numa região que sofre de problemas demográficos e como forma de interação de diferentes culturas e conhecimentos.

À União de Freguesias de Sendim e Atenor e a todas as restantes entidades envolvidas queremos reforçar o nosso agradecimento por todo o apoio concedido.