Notícias • Estrume para as hortas
Estrume para as hortas
Nos últimos anos, a AEPGA e a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, têm desenvolvido um conjunto de estudos com o objetivo de otimizar os processos de compostagem com recurso aos subprodutos da nossa atividade, como palhas e feno fornecidos na alimentação doa animais, mas também resíduos florestais, restos alimentares e a sua incorporação com o estrume de burro, rico em húmus, e guano de pombo – o pombinho, abundante em matéria orgânica e quantidades importantes de nitrogénio, fósforo e outros micronutrientes. O resultado da mistura destes dois estrumes, que se complementam, apresenta uma capacidade de fertilização superior aos adubos de vaca, ovelha, coelho e porco.
Além de termos utilizado este fertilizante natural de grande qualidade nas nossas sementeiras e pastagens, as suas propriedades chamaram a atenção de proprietários que já nos encomendaram composto para explorações agrícolas ligadas à viticultura no Planalto Mirandês e no concelho de Foz Côa.
Como começa a ser tempo de preparar as hortas e de iniciar mais um ano agrícola, na semana passada os nossos parceiros agricultores da aldeia de Atenor vieram ao Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM), para adquirir alguns reboques de estrume para as suas propriedades.
Esta é uma forma de podermos cooperar com as comunidades locais, fornecendo um adubo com excelentes características que dará origem a bons produtos hortícolas evitando o uso de fertilizantes artificiais.