Notícias • Os testemunhos do Voluntaria-te que nos aquecem o coração
Os testemunhos do Voluntaria-te que nos aquecem o coração
Diz-nos a experiência que as semanas dedicadas ao Voluntaria-te, na AEPGA, têm um impacto positivo não só na equipa e nos burros que moram nos nossos Centros, como também nos voluntários que escolhem dedicar 5 dias aos nossos animais.
Os testemunhos que recebemos de 3 voluntárias que participaram no Voluntaria-te de 14 a 18 de Novembro provam isto mesmo.
Daniela
“A semana passada foi um retiro como idealizei. Conviver diariamente com burros é terapêutico.”
Fernanda
“A minha simpatia por burros vem de longa data, daí que quando tive conhecimento da associação e da possibilidade de voluntariado, não hesitei. Foi uma semana muito bem passada, gostei dos burros, do projeto e das pessoas que o mantêm, tudo 5 estrelas. Aprendi muito, sobre burros e não só!
Conheci os quatro espaços geridos pela AEPGA e os 45 burros que lá moram. Impressionou-me o facto de todos os que lá trabalham conhecerem todos os burros pelo nome, os animais são muitíssimo bem tratados e respeitados. Muito há para contar da experiência mas fico-me por dois episódios muito divertidos que aconteceram durante a semana. Aqui vai:
Diariamente os burros são alimentados, alguns têm dieta especial e a esses, além do feno, tínhamos que lhes colocar um balde com uma quantidade específica de ração no focinho, preso atrás das orelhas para os outros gulosos não roubarem. Esperávamos um pouco e, quando terminavam, retirávamos o balde. Assim fizemos e passamos para a atividade seguinte, noutro espaço. Eis quando, passado uma boa meia hora, vemos do lado de fora da vedação um burro, trôpego e às cegas, com um balde enfiado na cabeça, era o Carli, um burrinho muito traquina, já conhecido pelas suas tropelias (a veterinária Zélia percebeu logo de quem se tratava). Das duas uma, ou nós nos esquecemos de lhe retirar o balde, que acho pouco provável, ou ele decidiu ir passear com o balde enfiado na cabeça. Quando se fartou, apareceu a pedir socorro.
O outro episódio foi quando transportamos um fardo de palha para alimentar um grupo de burros que estão num campo. Para descarregar o fardo avançamos com a carrinha até perto do local. Um dos burros ficou super curioso com a viatura e esteve o tempo todo com a cabeça lá dentro. Ficou o registo fotográfico.
Mais uma vez agradeço e espero voltar!”
Rute
“Desde já quero agradecer por tudo!!! Foi uma experiência maravilhosa.
Obrigada por me receberem!!!
Envio então umas palavrinhas sobre a minha experiência no Voluntaria-te (não tenho o dom da palavra, mas é de coração):
O cheirinho a conforto dos Burros
Os mimos que eles me pediam
As turras "de peso" que me deram
A tranquilidade que me passaram
O cuidar deles
Conhecê-los
Percebê-los
O ar leve e fresco que se respirava no campo
As cores
Os sons
A equipa que me acolheu de uma forma tão calorosa, sentindo-me em casa
Foi terapêutico
Quero voltar!”