AEPGA

 

Trabalho de Campo de Apoio aos criadores regressa

A segunda quinzena de Março fica marcada pelo regresso do trabalho de campo de apoio aos criadores associados da AEPGA. Com a melhoria da situação pandémica que vivemos, vimos reunidas as condições para que os médicos-veterinários pudessem visitar os criadores de Burros de Miranda e de outros animais de raça indiferenciada. Entre Valpaços, Torre Dona Chama, Vila Real, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Vilar Formoso, Guarda e Sabugal, foram percorridos mais de mil quilómetros e examinados cerca de meia centena de animais.

O trabalho realizado pela nossa equipa passou por avaliar as condições de bem-estar dos animais, aproveitando para informar os criadores sobre a alimentação e cuidados básicos a ter com os burros. Enquanto eram esclarecidas as dúvidas que iam sendo colocadas pelos criadores, foi dado apoio veterinário, com desparasitações, aparo de cascos e regularização de arcadas dentárias. Para além disso, foi efetuada a colocação de microchips, feita a verificação de passaportes de equídeos e a atualização de documentos (alteração de propriedade e declaração de morte).
No caso de animais pertencentes ao Livro Genealógico da raça asinina de Miranda, é essencial que os animais com mais de 24 meses possam ser avaliados pelos técnicos da Associação e, caso cumpram todos os critérios de elegibilidade, sejam inscritos no Livro de Reprodutores do Livro Genealógico. Só assim poderão ser candidatos ao apoio de Manutenção de Raças Autóctones (pode saber mais sobre esta medida de apoio em: https://www.ifap.pt/web/guest/racas-regras)

Relembramos que a inscrição dos animais candidatos ao Livro de Reprodutores deverá decorrer até ao próximo dia 30 de Abril. Se estiver interessado, pedimos que nos contacte via email para aepga@aepga.pt, solicitando a visita à sua exploração.

Acreditamos na importância deste contacto próximo com os criadores dos Burros de Miranda, de forma a podermos sensibilizar e informar os nossos criadores para a valorização do bem-estar animal. Estas visitas são também uma excelente oportunidade para responder todas as questões que vão surgindo no decorrer das vivências com os burros.

Caso tenha alguma dúvida, ou tenha vontade de receber a visita dos técnicos da AEPGA, entre em contacto connosco.