AEPGA

 

Voluntários recuperaram Muro de Pedra Seca do CALP

Durante o mês de Agosto, o Centro de Acolhimento do Burro (CAB) promoveu dois Campos de Trabalho Voluntário Internacionais (CTI). O "Powered by Nature III" e "Rural Sustainability", que decorreram nas aldeias de Serapicos e S. Joanico, tinham como objetivo (entre outros) apoiar a AEPGA na recuperação de uma faixa com cerca de 50m de um Muro de Pedra limitante dos terrenos do CALP - Centro de Actividades Lúdico Pedagógicas inserido no PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura.

Os Muros de Pedra Seca são sistemas ancestrais de limitação de propriedades que, além de cumprirem a sua função de manter os nossos burros nos terrenos de pastagem, têm também a função de garantir e promover a Biodiversidade, pois são um abrigo e refúgio para várias espécies de plantas e animais.

Apesar da sua elevada importância, atualmente, são já poucas as pessoas que dominam as técnicas tradicionais de construção ou recuperação destes muros, elementos genuínos e emblemáticos das nossas paisagens. É no sentido de preservar e transmitir a riqueza e o potencial destas técnicas construtivas que o CAB e a AEPGA procuram reconstruir os seus espaços com recurso a estas técnicas ancestrais, incentivando que novos criadores de burros de Miranda e de outras raças autóctones sigam o exemplo.

Aproveitamos para agradecer aos voluntários, aos monitores que os acompanharam, bem como aos vizinhos agricultores que nos cederam pedra para este trabalho. Agradecemos ainda à população de Serapicos, que tão bem acolheu os voluntários, ao PINTA e à Câmara Municipal de Vimioso.

Caso queira saber mais sobre as técnicas de construção de Muros de Pedra Seca, contacte-nos através do email aepga@aepga.pt.