AEPGA

 

Centro de Valorização do Burro de Miranda

O Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM) situa-se na aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro. Desde a sua criação, têm vindo a ser feitas várias remodelações, com o intuito de garantir qualidade de vida aos burros aí alojados. Inicialmente, contava apenas com uma curriça de pedra, onde viviam cerca de 20 burros. Hoje, o Centro conta já com um grande pavilhão que nos permite maior ligeireza na limpeza do estrume, um picadeiro para a doma dos burros, um pequeno estábulo que tem servido para alojar o macho reprodutor, uma estrumeira para transformar os dejetos em composto - posteriormente utilizado nas nossas sementeiras de aveia - e novas cercas de madeira, que delimitam os diferentes espaços do Centro e permitem a fauna selvagem circular livremente, potenciando a biodiversidade local.

Os recursos para a revitalização do Centro foram conseguidos com muito esforço, em grande parte graças ao apoio de todos os sócios, padrinhos, madrinhas, mecenas e amigos que confiaram no projeto e que contribuíram com a sua força de trabalho ou com donativos.

Atualmente, o Centro de Valorização do Burro de Miranda é muito mais do que a casa dos nossos cerca de 60 animais: é a sua maternidade, a sua escola, o seu recreio e o ponto de encontro com os muitos visitantes que todos os anos os vêm conhecer.