AEPGA

 

11 burros caem no estômago vazio

 Sugerimos uma viagem a Trás-os-Montes, através de “11 burros caem no estômago vazio”, curta-metragem realizada por Tiago Pereira, resultado da colaboração com a AEPGA e Bazar do Vídeo, depois de várias viagens feitas ao Planalto Mirandês, entre 2004 e 2006.
Designado como “surrealismo popular”, o filme é o resultado da montagem de várias entrevistas, conversas informais e de cenas do mundo rural de que o realizador foi testemunha e participante. Desenhando um quadro vasto do quotidiano no Nordeste Transmontano, ali vemos desfilar cerimónias religiosas, festas de aldeia e tarefas agrícolas, como o corte da lenha ou a apanha da azeitona, que servem de pano de fundo para as canções populares e muitas histórias com burros, que vão dos contos tradicionais a episódios realmente vividos por quem as conta, fiando lã e fazendo cestos de escrinho.
Com este filme Tiago Pereira, mentor do projeto “A música portuguesa a gostar dela própria”, viria a recebe o prémio Tobis para o melhor documentário português de curta metragem no Doclisboa de 2006 e o de Melhor Documentário Etnográfico Europeu, no Dialektus Festival (Hungria), em 2007.


Veja aqui o filme na íntegra.