AEPGA

 

A história de Hurry

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Burro trazemos o relato da alegria que dois orelhudos conseguiram levar a crianças que habitam numa das zonas do planeta mais assoladas pela guerra e dificuldades diárias.
A História de Hurry - um burrinho da Faixa de Gaza (texto de Emma Williams e ilustrações de Ibrahim Quraishi) narra o encontro de Hurry, o burrico, com Wattan, o menino triste, e Sumood, uma menina cuja maior ambição é poder ir à escola e beber água fresca. É então que os três recorrem a Moody, o tratador do jardim zoológico que arranja uma solução para lhes devolver o sorriso.
A história baseia-se em factos reais, que têm como protagonista Mahmoud Barghout, proprietário do “Happy Land Zoo” no território palestiniano de Gaza, cujos animais morreram depois de bombardeamentos que isolaram aquele lugar, impedindo os seus tratadores de os alimentarem. Impossibilitado de os substituir, devido ao cerco israelita, Barghout teve a ideia de pintar dois burros como se fossem zebras, para grande júbilo das crianças, que acreditam estar perante verdadeiros animais das savanas africanas. No entanto, ao contrário das zebras, os burros podem ficar fora de espaços fechados e serem montados pelas crianças.
As preocupações de bem-estar animal levaram a que o zoo fosse contactado pela organização “Safe Haven for Donkeys in the Holy Land” , cujos membros acabaram por verificar que aqueles burros levam uma vida mais segura e tranquila do que muitos asininos da região que têm uma vida de trabalho duro.

A versão inglesa, “The Story of Hurry”, pode ser adquirida em várias livrarias on-line portuguesas.