Curiosidades • Espécie versus Raça
Espécie versus Raça
Sabe o que é uma espécie? E uma raça? Este tema ainda lhe traz alguma confusão? Então, este post é para si.
Do ponto de vista biológico, uma espécie é a unidade básica da taxonomia, sub-disciplina da biologia que agrupa os seres vivos de acordo com as suas semelhanças e divirgências. De uma forma breve e muito resumida, uma espécie é constituída por organismos que partilham características comuns e são capazes de se reproduzir.
Já os organismos que partilham a mesma raça são animais domésticos da mesma espécie, cuja seleção artificial levada a cabo pelos seres humanos resultou numa população de animais com características genéticas e físicas muito semelhantes.
Confuso? Tomemos o exemplo do cão doméstico. A partir do período em que os cães divergiram dos lobos e foram sendo integrados nas comunidades humanas, começou a sua seleção artifical. Assim, consoante a utilidade pretendida. foram sendo selecionadas determinadas características físicas em detrimento de outras, através da reprodução dos indíviduos que as exibiam. Após gerações sucessivas, foi possível o aparecimento de raças de cães tão diferentes como o cão-de-gado-transmontano e o chihuahua, apesar de pertencerem todos à mesma espécie – Canis lupus familiaris.
O mesmo acontececeu com outros animais domésticos, nomeadamente os burros. Efetivamente, a espécie que ocorre na região de Miranda, é a mesma que ocorre em França, em África ou nos Açores. Porém, as raças são distintas, uma vez que os animais foram selecionados para diferentes propósitos.
Por último, temos observado que a confusão sobre o que é uma raça é bastante preocupante e premente. Efetivamente, a morte violenta de George Floyd gerou uma intensa discussão pública a uma escala global, que se debruçou sobre os direitos humanos, desigualdades sociais e prevalência do racismo.
Pelo atrás exposto, é fácil concluir que não existem raças humanas e que todos os seres humanos pertencem à mesma espécie – Homo sapiens sapiens. A cor da pele, as nossas dimensões, ou qualquer outra característica física, apenas expressa a nossa maravilhosa diversidade e a capacidade de adaptação à Terra.
Saibamos utilizar este epíteto de inteligência com que nos autocondecorámos da próxima vez que utilizarmos a palavra raça.