Curiosidades • Fé nos burros
Fé nos burros
Em 2010, João Pedro Marnoto em colaboração com a AEPGA lançou um desafio ao município de Alfândega da Fé: registar, através de fotografias e vídeo, o gado asinino e muar do concelho, numa tentativa de chamar a atenção para a preservação da espécie, captando em simultâneo a íntima relação existente entre os donos e os seus animais, companheiros de trabalho e de vida.
Miguel Nóvoa, veterinário da AEPGA, e João Pedro Marnoto, fotógrafo que mais tarde viria a desenvolver outro projeto a longo prazo em Trás-os-Montes, “Nove meses de inverno e três de inferno”, andaram de aldeia em aldeia, recreando na rua o ambiente de estúdio de fotografia, retratando em imagens e áudio a cumplicidade da relação humano-animal, mas também a cultura, as emoções, os contos e cantigas da tradição oral, num registo de anseios e memórias.
O projeto, chamado “Fé nos Burros” deu origem a um livro, uma exposição itinerante com imagens de grande formato, que esteve patente não só em várias cidades do país, mas também na Lituânia, Polónia e Turquia, e um documentário. Esta curta metragem foi, em 2012, um dos vencedores do XVIII do Seia CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, com o primeiro lugar na categoria Lusofonia, tendo sido também galardoado com uma menção honrosa pelo júri da juventude.
Veja imagens e saiba mais sobre o projeto aqui: https://www.mediautopia.net/cine-faith-in-donkeys?lang=pt
Assistir ao documentário na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=OyL4EoF_S74&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1pVjOxHVl4b8XHcKWkZ4PMjMwUUo8dYGX87zQkVH5Xhn9LgG0OP10k0JQ