Curiosidades • Hermano Asno
Hermano Asno
Cinco anos de investigação, mais de 60.000 quilómetros, dezenas de horas de conversas gravadas, cerca de 50.000 imagens captadas, deram origem a uma extensa reportagem em formato de livro, que se debruça sobre os burros e os seus proprietários. Os seus autores, Eliseo García Neto, que elaborou os textos, e Desiderio Mondelo, o fotógrafo, chamaram de “jornalismo lento” à viagem que os levou da Galiza às Canárias, do País Basco à Andaluzia, cruzando montanhas e desertos para falar com pastores, criadores, almocreves, lavradores e tosquiadores, com vista à recolha de testemunhos das suas vidas e da ligação com estes animais.
O resultado é Hermano Asno, monumental obra com 560 páginas e 200 fotografias, editada em 2017 pela Diputación de Córdoba, que se debruça sobre a literatura, religião, geografia, história, economia, ciência, arte, filosofia e política para demonstrar a influência que os asininos tiveram no percurso da Humanidade, do início dos tempos até os nossos dias.
Para saber mais sobre o livro e comprá-lo (se estiver em Espanha), visite https://hermanoasno.com/el-libro/
A partir de Portugal, pode encomendar o livro à livraria que o comercializa, enviando o pedido por e-mail para: librerialuque@librerialuque.es