Curiosidades • Na rota dos burros
Na rota dos burros
“Na rota dos burros” é um Umbelo documentário do Canal Arte (em francês). À conversa com biólogos, historiadores, antropólogos e criadores este filme de 45 minutos transporta-nos para uma longa jornada que começa no Leste do continente africano – onde ainda subsiste uma população de algumas centenas de burros selvagens - e continua pelo Egito, Marrocos, Paquistão, França e Estados Unidos, mostrando a evolução dos asininos desde o início dos tempos, a sua apurada inteligência e as características morfológicas que fazem deste animal um companheiro fundamental da humanidade.
Da ligação que dura desde o Paleolítico, há mais de 20.000 anos, o documentário mostra o túmulo de um dos primeiros reis do Egito, onde foram descobertos dez esqueletos bem conservados de burros, e revela também de como, na Mesopotâmia, estes animais eram considerados sagrados, com direito a festas e meses a si consagrados.
Na atualidade a viagem prossegue pelas feiras de burros em França, onde existem 7 raças autóctones, e continua para as planícies americanas, em tempos atravessadas pelos colonos que utilizavam burros e mulas para grande travessia em direção a Oeste.
O filme termina com uma reflexão sobre este fiel companheiro que conquistou o coração dos homens, dizendo que já é tempo de fazer comparações injustas, ao considerar a palavra “burro” como um insulto.
Perante as suas inúmeras qualidades, melhor seria dizer: inteligente e cauteloso como um burro.
Pode ver aqui o documentário na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=OtEjTGmllrA&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1IB9QtY3S_1OHn610euAWv05ouk0TI9ZZUJLgoTRgEr3f8gRCKnFWLbZ0