AEPGA

 

Ruralidades

São sobejamente conhecidas as imagens de Jorge Bacelar, veterinário oriundo de Figueira de Castelo Rodrigo e formado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que acabou por se destacar na área da fotografia, ao retratar com enorme beleza o mundo rural e as suas gentes. Variados prémios internacionais reconheceram o valor artístico das suas imagens, feitas apenas com recurso a luz natural, sem retoques artificiais.
Sem artifícios é também como as gentes que fotografa se apresentam: com as rugas que contam os anos e as agruras, as mãos calejadas por uma vida de trabalho, a roupa de todos os dias e que, no entanto, tanta dignidade e beleza conseguem transmitir nos seus olhares e na ligação que mantêm com os animais. É comovente a ternura com que olham para um par de cachorrinhos, com que pegam num cabrito ou num gato, com que abraçam os seus companheiros de jornada.
Mercê do seu trabalho e da relação de proximidade que tem com as pessoas, Jorge Bacelar revela-nos um universo de gestos quotidianos que julgávamos perdidos, mas que estão mesmo ao nosso lado, seja na Murtosa, onde Bacelar vive, no Alentejo, em Trás-os-Montes ou em qualquer outra aldeia por esse país fora.
Que este trabalho sirva para respeitarmos e cuidarmos aqueles que têm a generosidade e sabedoria dos que vivem junto à terra.

Jorge Bacelar compilou parte das suas imagens no livro “Ruralidades”, que pode ser encontrado em várias livrarias, físicas ou on-line.