AEPGA

 

Símbolo do Partido Democrata, EUA

Agora que, nos Estados Unidos, os diversos candidatos do Partido Democrata disputam as eleições primárias para a presidência de 2020, a figura do burro que simboliza este partido tem aparecido com frequência, em paralelo com o elefante que representa o Partido Republicano.
A origem desta representação tem quase dois séculos e surgiu numa outra campanha para a presidência, em 1828, quando Andrew Jackson foi chamado de “burro” por um oponente político. Em vez de se sentir insultado, Jackson preferiu destacar as qualidades deste animal - trabalhador, de vontade forte, comprometido com os outros -, assumindo que eram também as suas. Passou então a usar a figura do burro nos materiais da campanha, que acabou por vencer tornando-se o 7º Presidente dos EUA, tendo cumprindo dois mandatos.
No entanto, o símbolo só acabaria por se popularizar em 1870 pela mão de um famoso cartunista da altura, Thomas Nast, cuja visão da situação política era extremamente satírica. Na revista Harper’s Weekly, Nast publicou inúmeros cartunes em que mostrava os dois maiores partidos – ou os seus representantes – como um burro e um elefante, símbolos que ainda hoje são utilizados em todas as campanhas locais e nacionais.