AEPGA

Ciclo Montesinho a Pé – Caminhadas Interpretativas no Parque Natural de Montesinho

 

No âmbito da criação do Centro Interpretativo do Território, recém-instalado no espaço comunitário da aldeia de Vilarinho de Cova de Lua, no concelho de Bragança, em pleno Parque Natural de Montesinho (PNM), a AEPGA (Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino) em conjunto com a Palombar (Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural), unem esforços para promover uma série de atividades, onde se inclui as caminhadas interpretativas, para dar a conhecer esta área classificada.

O conceito Montesinho a Pé pretende dinamizar o turismo de natureza no PNM através de caminhadas interpretativas, guiadas por especialistas e centradas em diferentes temáticas. Este programa ganha força graças a uma rede alargada de parcerias, envolvendo as associações, Associartecine (Associação de Dinamização dos Audiovisuais), Arbaceiro (Associação Recreativa Cultural e Ambientalista de Vilarinho) e a Tarabelo, e as entidades Freguesia de Espinhosela, ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Município de Bragança, Municipio de Vinhais e a Comissão de Cogestão do PNM, a dinamizar estes eventos, em estreita colaboração com outros agentes locais institucionais e privados.

As caminhadas interpretativas têm por ponto de partida este Centro, dotado de ferramentas inovadoras de apoio a todos os percursos pedestres do PNM, e promovem a aproximação dos visitantes à vivência rural e aos ciclos das estações do ano. O convite passa por descobrir os recursos que o território tem para oferecer, desde a castanha, ao cusco e aos cogumelos, desde o ameaçado tartaranhão-caçador, aos veados na brama, passando pelas narrativas de contrabando e pela toponímia dos lugares.

Nos dias 20 e 21 de junho de 2026 damos início a este ciclo de atividades, que convida os participantes a descobrir a nova porta de entrada do PNM, Centro Interpretativo do Território, e início da primeira atividade, “À Descoberta do Tartaranhão-caçador – uma ave de rapina ao serviço da agricultura”, uma oportunidade para conhecer melhor o território e a ecologia desta espécie emblemática. Considerado “Em Perigo” em Portugal, o tartaranhão-caçador é uma ave de rapina com um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas agrícolas, contribuindo para o controlo natural de pragas e promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis.

Esperamos contar com a sua presença neste evento, que para além de dar a conhecer os valores naturais do Parque Natural de Montesinho, será também um momento de convívio, partilha e aproximação entre parceiros, comunidade local e todos os interessados na conservação da natureza.