AEPGA

 

17 jovens de vários países unidos pelo voluntariado

O Campo de Trabalho Internacional "United by Donkeys II", promovido pelo Centro de Acolhimento do Burro (CAB) e com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Junta de Freguesia de Miranda do Douro, Município de Miranda do Douro e a AEPGA, juntou 17 jovens vindos de diferentes partes do globo nas aldeias de Pena Branca e Palancar, em Miranda do Douro. De 22 de Julho a 2 de Agosto, os jovens trabalharam em diversas atividades de melhorias do CAB e de dinâmicas nas aldeias de Pena Branca e Palancar, como:
- pintura dos muros da antiga Escola Primária de Pena Branca, onde está sediado o CAB;
- arranjo e pintura do contentor que serve de apoio ao trabalho do CAB;
- trabalho de apoio ao cuidado e bem-estar dos burros;
- pintura da capela do Palancar;
- limpeza do tanque da aldeia do Palancar:
- atividades de convívio na aldeia de Palancar;

Para além destas dinâmicas, houve oportunidade para atividades mais lúdicas, como a reabertura do pequeno café da Casa do Povo de Palancar e vê-lo transformar-se num ponto de encontro, onde os jovens e os habitantes da aldeia se reuniram para partilhar histórias e diversão. No jantar internacional comunitário, os habitantes da aldeia de Palancar puderam apreciar especialidades gastronómicas vindas das 6 nacionalidades presentes: Espanha, México, Itália, Rússia, Coreia e, claro, Portugal. A projeção do filme "11 Burros Caem no Estômago Vazio" foi outro momento que contou com a participação entusiástica dos habitantes de Palancar, cuja alegria em ver a comunidade unida e animada foi evidente.

O grupo de voluntários partilhou momentos de trabalho, alegria e descoberta, e regressaram à suas casas certamente enriquecidos por esta experiência indelével. Os burros e os habitantes de Pena Branca e Palancar agradecem a sua dedicação!