AEPGA

 

A felicidade de juntar burros e crianças

Não sabemos quem fica mais feliz de cada vez que um grupo de crianças visita o Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM), em Atenor. Se as crianças que participam na visita de estudo, se a nossa equipa que se delicia com o deslumbramento e as perguntas dos pequenos, ou se os próprios burros que, como animais gregários e muito sociais que são, adoram conhecer caras novas e receber festas nas orelhas.

Foi, por isso, com entusiasmo de todas as partes que recebemos, no dia 8 de junho, os 27 alunos do 3º ano, do Agrupamento de Escolas Visconde Vila Maior, Torre de Moncorvo e, no dia 9 de junho, os 23 alunos do 8º ano, da Escola básica Guerra Junqueiro de Freixo de Espada à Cinta no CVBM.

Durante as visitas, as crianças e adolescentes conheceram os burros que estão ao cuidado da AEPGA, as suas necessidades e os cuidados de bem-estar que requerem. E saíram de cá, temos a certeza, com uma consciência superior da importância histórica e atual do burro no nosso território.

Aos professores e auxiliares que os acompanharam, agradecemos a oportunidade de contactarmos com esta geração de pessoas interessadas e responsáveis que, com o conhecimento adquirido, terão mais probabilidade de fazer a diferença na mudança de hábitos e atitudes em prol do bem-estar dos animais.