Notícias • À semelhança de anos anteriores, AEPGA realiza sementeiras em 2022
À semelhança de anos anteriores, AEPGA realiza sementeiras em 2022
Há já vários anos que a AEPGA, no âmbito do Grupo Nordeste, realiza sementeiras para o fomento de algumas espécies chave da nossa fauna selvagem, como a perdiz e o coelho-bravo. Num ano de seca como o que atravessamos, esta ação ganha uma dimensão ainda importante ao garantir alimento para as espécies presa.
Como habitual, privilegiamos o uso de sementes autóctones, como o trigo barbela e algumas leguminosas, usando-as também para sensibilizar os agricultores para um tipo de culturas mais sustentáveis e adaptadas às condições climatéricas da região. Ao adquirir essas sementes localmente estamos também a contribuir para o desenvolvimento do meio rural, promovendo ainda a preservação de sementes naturais de variedades locais, que apresentam maior adaptação a solos pobres e resistência a pragas.
Constituído pelas Associações AEPGA, a APFNT e Palombar, o Grupo Nordeste pretende dar vida a um modelo de intervenção que, unindo a conservação da natureza à agricultura e à exploração florestal sustentável, promova o envolvimento das comunidades locais e dinamize o desenvolvimento integrado do espaço rural nos vales dos rios Sabor e Maçãs.
As sementeiras decorrem em outubro e novembro.