AEPGA

 

AEPGA cria projeto Bolsa de Colaboração Agrícola (BCA)

Numa região isolada como o nordeste transmontano, o despovoamento e o envelhecimento são uma realidade e uma ameaça social. Para muitos agricultores, é difícil encontrar mão de obra disponível, competente e de confiança para prestar apoio ao trabalho agrícola.

No sentido de contrariar esta tendência, a AEPGA, através do apoio do Fundação "la Caixa" - Prémio BPI "la Caixa" RURAL 2021, criou o projeto Bolsa de Colaboração Agrícola (BCA), que tem como principal objetivo facilitar o encontro dos agricultores do distrito de Bragança com os recursos humanos e tecnológicos que facilitem o seu quotidiano.

Neste arranque do projeto, será criada uma ponte de colaboração com os estudantes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que tenham vontade e interesse em aprender mais e em trabalhar em agricultura, favorecendo a sua formação e integração no mercado de trabalho e na comunidade. Esta seleção será feita com o apoio do IPB e da Associação de Estudantes Africanos em Bragança.

Através deste projeto pretende-se dinamizar económica e socialmente zonas rurais isoladas, despovoadas e envelhecidas, valorizando a comunidade local através da partilha do saber, num ambiente de diversidade cultural e geracional. Saiba mais sobre este projeto em www.bca.aepga.pt