AEPGA

 

AEPGA e a UTAD iniciam estudo sobre parâmetros hematológicos e bioquímicos na raça Asinina de Miranda

Entre 29 de abril e 1 de maio de 2022, um grupo constituído por uma equipa do Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e médicos veterinários da AEPGA iniciou um estudo que pretende avaliar um conjunto alargado de parâmetros hematológicos e bioquímicos na raça Asinina de Miranda.

Foram dias de intenso trabalho que se repartiu entre o Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM) e algumas aldeias do Planalto Mirandês. No CVBM foi instalado equipamento laboratorial, em colaboração com a empresa SERVIVE, que permitiu a realização de análises hematológicas em tempo real, garantindo assim a qualidade dos resultados. 

Da equipa da AEPGA fizeram parte os médicos veterinários Miguel Nóvoa, Belén Leiva, Daniela Andrade e Zélia Cruz que se responsabilizaram pelo exame clínico dos animais e recolha das amostras. A equipa da UTAD, coordenada pelas Médicas Veterinárias e Professoras da UTAD, Ana Cristina Ferreira e Felisbina Queiroga, foi constituída pelas docentes e pelas alunas do Mestrado em Biologia Clínica Laboratorial da UTAD, Ana Patrícia Sousa, Céline Costa e Madalena Ferreira e teve a seu cargo o processamento laboratorial das amostras.

Este trabalho resultou na produção de 4 posters científicos que foram apresentados no I International Congress on Animal and Veterinary Sciences “Under One Health concept”, que se realizou no passado dia 7 de dezembro no Centro de Ciência Animal e Veterinária – CECAV, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esperamos que esta visita se repita em breve, para dar continuidade ao estudo e recolher novos dados clínicos no terreno, com a perspetiva de aprofundar conhecimentos que possam resultar em mais publicações científicas.