AEPGA

 

AEPGA e Nuno Bernardes iniciam Estudo morfológico do casco na raça Asinina de Miranda

Entre o dia 22 e 25 de Março de 2021, uma equipa da AEPGA, em conjunto com o Médico-Veterinário Nuno Bernardes e com o apoio da DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária deram início a um novo estudo.

O "Estudo morfológico do casco na raça Asinina de Miranda: correlação entre medições internas e externas" pretende contribuir para o aumento do conhecimento no âmbito da medicina de Asininos, e consequente melhoria do trabalho a ser realizado pelos ferradores que dão apoio aos inúmeros criadores de Burros no nosso país.

Foram dias de trabalho muito intenso que se dividiu entre o Centro de Valorização do Burro de Miranda e algumas aldeias do Planalto Mirandês. Durante esse período, o Ferrador Manuel Campião, aplicando os seus conhecimentos de ferração, procedia ao aparo dos cascos dos animais da Raça Asinina de Miranda enquanto os Médicos veterinários Belén Leiva, Zélia Cruz, Nuno Bernardes e o Estagiário de Mestrado em Medicina Veterinária Luís Vieira de Castro, procediam à recolha das medidas biométricas necessárias para o processamento da informação a ser usada no estudo.
A equipa continuará em campo nos próximos dois meses para que, no 2º semestre do ano, esteja preparada para proceder à divulgação dos primeiros resultados obtidos.

Caso tenha alguma dúvida relacionada com os cuidados necessários com os cascos dos asininos, entre em contacto com a AEPGA através do email aepga@aepga.pt.