AEPGA

 

AEPGA e Palombar criam APPrender

A AEPGA, em parceria com a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, apresenta o projeto APPrender, uma ferramenta inovadora de educação ambiental de gamificação, desenvolvida numa abordagem que promove a troca de conhecimentos intergeracionais e as novas tecnologias, como ferramentas de aprendizagem sobre questões ambientais locais.

Tendo como público-alvo as comunidades rurais do Nordeste Transmontano inseridas em áreas classificadas para a proteção da biodiversidade, da Rede Natura 2000, do projeto fazem parte sessões com grupos de trabalho intergeracionais, compostos por jovens em idade escolar e adultos seniores, oriundos de cinco aldeias inseridas em Sítios de Importância Comunitária (SIC’s). O objetivo destas sessões prende-se com a promoção da reflexão e debate crítico, sob a forma de repensar problemas e criar soluções, incentivando a uma postura cívica mais ativa.

Resultado destas sessões foi a criação de cinco percursos interpretativos e interativos, sinalizados com QRC’s, que contêm informação e jogos criados com as intervenções da comunidade.

Construída pelo MORE - Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, APPrender explora os ecossistemas, o património natural e os desafios ambientais locais, contribuindo para uma cidadania participativa e ativa, assim como para a inovação nesta área e para a futura replicação das metodologias desenvolvidas, por outras entidades.

Consulte https://www.apprender.pt/ para obter mais informações e descarregar a APPrender.

APPrender é um Projeto apoiado pelo Fundo Ambiental e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e desenvolvido com a colaboração dos Municípios de Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro.