AEPGA

 

AEPGA leva a cabo Campanha de Inseminação Artificial de 12 Burras com apoio da DGAV

No âmbito do Plano de Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos da Raça Asinina de Miranda e com o apoio da DGAV, foi realizada entre 12 de Novembro e 30 de Dezembro de 2020 uma Campanha de Inseminação Artificial. 

Em articulação com o HV-UTAD foram selecionadas 12 burras para serem inseminadas artificialmente, oito no Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM) e quatro no Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (HV-UTAD). A seleção das burras foi feita segundo critérios como a idade, condição fisiológica e data do último parto. 

 

Numa fase inicial, foi feito o acompanhamento ecográfico e sincronização do cio das burras, para facilitar a inseminação. O processo de recolha e refrigeração do sémen foi realizado no HV-UTAD, e posteriormente enviado para o CVBM, para que pudéssemos proceder à inseminação das burras aqui presentes. As quatro burras do HV-UTAD foram inseminadas com o apoio do corpo técnico da instituição. 

 

Este tipo de iniciativas são de uma enorme importância científica, ao mesmo tempo que possibilitam uma maior proximidade com os criadores de fora do solar da raça, que têm dificuldade em arranjar um bom macho reprodutor na sua zona.  

Caso esteja interessado em saber mais sobre esta Campanha de Inseminação Artificial fique à vontade para entrar em contacto connosco através do mail aepga@aepga.pt