AEPGA

 

AEPGA realizou o 1º curso de Podas e Formação de Árvores

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a AEPGA realizou o Curso de Podas e Formação de Árvores, que reuniu 20 participantes com diferentes níveis de experiência e interesses, desde entusiastas da jardinagem a profissionais do setor agrícola.

O curso foi conduzido por Bruno Nunes, do coletivo Ekógaio, que começou por abordar os fundamentos da fisiologia das árvores, sensibilizando para a sua importância e complexidade como seres vivos. Os participantes aprenderam sobre a estrutura e nutrição das árvores, a fim de compreender os efeitos da poda. Foram apresentadas técnicas de formação específicas para diversas espécies, como citrinos, pessegueiros, oliveiras e vinhas, destacando a importância da formação adequada para o desenvolvimento saudável e a longevidade das árvores. Foram também explicadas técnicas de poda de manutenção, com foco na produção de árvores frutíferas e na segurança de árvores ornamentais. O manuseamento e a manutenção corretos de ferramentas de poda também foram um dos temas incluídos. Na componente avançada do curso, os participantes aprenderam sobre os objetivos da enxertia e diversas técnicas aplicáveis a diferentes situações e espécies. A parte prática incluiu visitas a um pomar de pessegueiros e macieiras, onde os participantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos, e ao Centro de Valorização do Burro de Miranda, para observar as melhorias da vegetação do centro, como resultado de um curso anterior sobre a gestão da água.

A AEPGA expressa sua gratidão ao formador e aos participantes desta formação, com um especial agradecimento a Alfredo Cordeiro, que nos disponibilizou os terrenos e as árvores, e a Luís Sarmento, que gentilmente contribuiu com material da marca Bahco.