AEPGA

 

Caminada para Cumprender la Natureza i la Paisaige

Nos dias 15 e 16 de novembro de 2024, o Centro de Acolhimento do Burro (CAB) e a AEPGA, em parceria com a Palombar e a Junta de Freguesia de Miranda do Douro, e com o apoio da CCDR Norte e do Fundo Ambiental, promoveram o evento "Caminhada Interpretativa da Natureza e da Paisagem (Caminada para Cumprender la Natureza i la Paisaige)".

Esta iniciativa desenvolveu-se em dois eventos complementares, que juntaram um total de cerca de 50 participantes. Realizado a 15 de novembro, no Mini-auditório de Miranda do Douro, o seminário "Geologia e Arqueologia: A História Escrita na Paisagem" ("Geologie i Arqueologie: la Stória screbida de la paisaige"), contou com o contributo à interpretação do território por especialistas de diferentes áreas, numa abordagem multidisciplinar com vista à valorização e reconhecimento do seu valor. Através da apresentação “Evolução das paisagens da região das Arribas do Duero”, José Delgado, da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), partilhou a sua experiência no estudo da paisagem e a sua relação com a Geografia, examinando tanto os elementos naturais como os humanos no contexto do território, e a influência do uso como inversão da tendência de abandono. Alcides Meirinhos, da organização La Associaçon de Lhéngua i Cultura Mirandesa – ALCM, levou a audiência a uma descoberta dos recantos e da história do território através da sua toponímia (ou “chamadeiros”, como se diz em mirandês) e das particularidades da Lhéngua Mirandesa. Mónica Salgado, Arqueóloga do Município de Miranda do Douro, falou sobre o passado arqueológico mas também sobre as últimas escavações no concelho de Miranda do Douro, nomeadamente no Miradouro de S. João das Arribas, e da importância da sua interpretação e valorização na promoção do território. Miguel Nóvoa da AEPGA, explorou os desafios e oportunidades no território, e a importância da interpretação do património material, imaterial e natural, de extrema riqueza no nosso raio de ação, como recurso para potenciar novas iniciativas e projetos.

O dia 16 de novembro, com o ponto de encontro na aldeia de Pena Branca, foi marcado pelo passo e companhia de dois Burros de Miranda, que apresentaram ao público o Centro de Acolhimento do Burro, um santuário de acolhimento de burros e mulas resgatados, permitindo a interação dos participantes com os animais e o espaço. Estes companheiros de viagem guiaram os visitantes pela Pequena Rota até Aldeia Nova e S. João das Arribas. A viagem viu-se complementada pela atuação do teatro ambulante do coletivo Ervilha no Topo do Bolo, que apresentou o espetáculo “ALEXANDRIA no Planalto”, como um veículo de sensibilização para as tradições locais, enfatizando a importância da paisagem e dos animais na cultura mirandesa. A peça pontuou o percurso com diferentes momentos, nomeadamente em Pena Branca com a envolvência dos burros, em Aldeia Nova interagindo com a comunidade, e no Miradouro de São João das Arribas envolta pela forte paisagem natural com vista para o canhão do Douro, e seguindo-se a merenda-convívio, com produtos regionais.

A AEPGA agradece a todos os que colaboraram e participaram na iniciativa, e que passaram a conhecer e a experienciar esta zona do Parque Natural do Douro Internacional através de uma visão mais abrangente e próxima à sua realidade.