Notícias • Campanha Agro-Ambientais sem Glifosato / Herbicidas
Campanha Agro-Ambientais sem Glifosato / Herbicidas
A AEPGA associa-se à Campanha “Agro-Ambientais sem Glifosato / Herbicidas”, dinamizada pela Plataforma Transgénicos Fora, que alerta para a importância da agricultura sustentável como ferramenta de combate às alterações climáticas.
Lançada dia 10 de fevereiro, Dia Mundial das Leguminosas, na Herdade do Esporão, a campanha pretende lutar por uma agricultura regenerativa, climática, sem OGM e com mais carbono no solo, de forma a reduzir as emissões de GEE (gases com efeito e estufa) com práticas agrícolas sustentáveis.
Num fase de preparação do Novo Quadro de Apoio da Política Agrícola Comum, a campanha tem como principais objetivos excluir o glifosato dos modos de produção agrícola subsidiadas pelas medidas agroambientais, bem como limitar o uso de outros herbicidas e reduzir o uso de pesticidas, em particular o que apresentam maior toxicidade para os seres humanos e fauna auxiliar, assim como excluir as culturas geneticamente modificadas (OGM). Procura-se, em simultâneo, alterar as regras das medidas agroambientais, de forma a reforçar a componente ambiental, majorar as ajudas aos produtores que façam uso de práticas agrícolas favoráveis à melhoria da fertilidade do solo e ao sequestro de carbono, e contribuir para inverter a tendência de erosão e degradação do solo.
Colocando a preservação ambiental no topo das prioridades, esta campanha pretende ainda envolver toda a sociedade portuguesa uma vez que a agricultura é uma atividade basilar que toca e afeta a todos.
Se pretender saber mais sobre esta Campanha, consulte www.stopogm.net