AEPGA

 

Club de Ancas acolheu a formação Cuidados Básicos de Asininos

A AEPGA realizou mais uma formação sobre “Cuidados Básicos de Asininos”, nos dias 2 e 3 de novembro, em colaboração com o Club de Ancas, no âmbito do projeto “O Burro – Património Cultural de Ancas”.

Desta vez, deslocámo-nos até à povoação de Ancas, concelho de Anadia, por forma a aproximarmo-nos de novos criadores e interessados. Os 15 participantes chegaram de concelhos tão distintos como Anadia, Águeda, Oliveira do Bairro, Vagos, Sever do Vouga, Tábua e Paços de Ferreira, reforçando a importância de organizar estes encontros fora do Planalto Mirandês, solar da raça do Burro de Miranda.
Foram dois dias de partilha de conhecimentos, em que a equipa veterinária da AEPGA, composta por Belén Leiva, Daniel Bacellar, Daniela Andrade e Zélia Cruz, procurou transmitir os principais aspetos, teóricos e práticos, a ter em conta, no que toca a temas como o bem-estar, os principais sinais de doença e os cuidados neonatais, de cascos e dentários de que os burros necessitam. Durante a componente prática, o foco principal foi o treino, essencial para um maneio diário mais seguro e menos stressante dos animais.

Eventos como este proporcionam oportunidades de colaboração e apoio entre os cuidadores e entusiastas de asininos, contribuindo para uma maior valorização e bem-estar destes animais. A AEPGA agradece a todos os participantes o seu interesse, à Vera e ao Pedro por participarem com os seus burros, ao Club de Ancas, ao Artur e à incansável equipa de voluntariado, que contribuíram para o sucesso desta formação.