AEPGA

 

Conferência Zoobiquity 2022 levantou a discussão sobre as pontes entre saúde animal e humana

No passado dia 4 de Julho, aconteceu na Ordem dos Médicos em Lisboa a Conferência Zoobiquity 2022 sob o tema “A saúde da fêmea através das espécies”, e constituiu um marco muito importante e relevante no caminho da medicina comparada e da Uma Só Saúde, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

Não só todo os temas do programa foram analisados sobre uma perspetiva de medicina/saúde comparada como a própria conferência resultou de uma organização conjunta entre a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Médicos Veterinários, com o apoio de diversas instituições de ensino superior, Ordem dos Biólogos e Ordem dos Farmacêuticos.

As temáticas abordadas assentaram em tópicos extremamente atuais, pertinentes e muito relevantes dos quais se destacam a ligação entre a violência doméstica e a violência sobre os animais, o impacto desproporcionado de contaminantes ambientais sobre a saúde das fêmeas das diversas espécies, a oncologia comparada, estudos de microbiota e a sua relevância clínica na saúde animal e na saúde humana e a educação médica para o séc. XXI. Foi também salientada a importância do reforço educativo dos mais jovens na área da Uma Só Saúde/Saúde Planetária/medicina comparada com a apresentação de programa educativos já implementados e que se pretendem reforçar a replicar a nível nacional. Todo o programa foi acolhido com enorme entusiasmo por parte dos participantes.
Acreditamos que eventos e encontros como as conferências Zoobiquity são vitais para construir e reforçar pontes entre a saúde humana, animal e ambiental.

Leia a entrevista da revista Visão realizada à Dra. Catarina Lavrador, veterinária e docente da Universidade de Évora, sobre este tema tão importante e atual aqui visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2022-07-04-ha-bastantes-tipos-de-cancro-em-que-a-manifestacao-da-doenca-e-muito-semelhante-em-humanos-e-nos-animais/

(fotografia Cláudia Costa)