Notícias • Feira do Naso 18ª Edição | O regresso esperado
Feira do Naso 18ª Edição | O regresso esperado
Decorreu no dia 6 de setembro a 18ª edição da Feira do Naso.
Nesta edição que marcou o regresso depois de uma paragem de dois anos devido à pandemia, pudemos contar com a participação de 87 burros de 50 criadores dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais.
Como habitual, elegemos os melhores exemplares no Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, convivemos, divertimo-nos com jogos e música tradicionais e ainda aprendemos com o debate sobre o “Contributo das raças autóctones para a sustentabilidade do espaço rural”.
Foi um dia memorável, tornado possível pelo apoio dado pelo Município de Miranda do Douro e Direção-Geral para a Alimentação e Veterinária (DGAV), pela animação da Lérias Associação Cultural e pela participação de todos os criadores e entusiastas que se juntaram à Feira. A todos deixamos o nosso agradecimento.
Já estamos a pensar no próximo ano!
_____________________________________
Desde 2002 que a AEPGA organiza a Feira do Naso, um evento que tem por objetivo avaliar a evolução e estado atual da raça asinina de Miranda no núcleo da raça - o Planalto Mirandês - como a nível nacional, e os progressos que se têm verificado no seu desenvolvimento genético, proporcionando aos criadores a oportunidade de mostrarem o esforço que vêm desenvolvendo na sua seleção. Procura-se, simultaneamente, estimular os criadores para a produção de animais que, pelas suas características, bem-estar e qualidade de vida, possam contribuir para a promoção e dignificação da única raça de asininos reconhecida em Portugal continental, não só enquanto património genético, mas também enquanto património cultural.
Fotografias de Cláudia Costa