AEPGA

 

Mais um passo dado no conhecimento e investigação científica sobre o Burro de Miranda

É com grande contentamento que divulgamos mais um passo dado no conhecimento e investigação científica sobre o Burro de Miranda. Foi publicado esta semana na revista "Animals" o artigo intitulado "Estabelecimento de Intervalos de Referência de Parâmetros Hematológicos e Avaliação do efeito do Sexo e da Idade no Burro de Miranda", desenvolvido a partir da colaboração do Departamento de Ciências Veterinárias e do Centro de Ciência Animal e Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária - AL4AnimalS e da AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção Gado Asinino.

Este artigo resulta de um estudo que teve como objetivo determinar os intervalos hematológicos de referência para o Burro de Miranda, importantes na caracterização da raça, identificação do estado de saúde dos animais e auxílio do médico veterinário no diagnóstico de doenças e acompanhamento de pacientes. A influência dos fatores idade e sexo nesses parâmetros foi também estimada, tendo-se concluído que apenas a idade interferiu nos valores hematológicos, e que deve, portanto, ser considerada na interpretação dos resultados.

A AEPGA agradece em particular às professoras Ana C. Silvestre Ferreira e Felisbina Queiroga pelo desenvolvimento e envolvimento neste estudo, importante no aumento da precisão dos métodos de diagnóstico para o Burro de Miranda, fundamentais para a manutenção da saúde de indivíduos e grupos e na seleção de animais saudáveis para reprodução e consequente melhoramento e preservação da raça. Um agradecimento também à empresa Servive, pelo apoio técnico prestado.

Conheça o artigo em https://www.mdpi.com/2076-2615/13/14/2331.