AEPGA

 

O Luar chegou a Chão do Rio - o testemunho da nova família

No dia 8 de dezembro, o burrinho Ragù viajou desde o Centro de Valorização do Burro de Miranda até à sua nova casa, o turismo rural Chão do Rio, que se situa em Travancinha, concelho de Seia. A sua nova família rebatizou-o, e assim, o Ragù passou a chamar-se Luar. Catarina Vieira é quem gere este espaço de turismo de aldeia, em conjunto com a família. Gentilmente, partilhou connosco as razões pelas quais decidiram acolher um membro asinino e como foi a adptação do Luar a uma nova vida.


Qual a razão pela qual decidiram ter animais no vosso turismo rural?
O nosso mercado é composto maioritariamente por famílias de origem urbana, que nos escolhem para propiciar às crianças um contacto com a natureza e a ruralidade. São as próprias famílias que solicitam mais animais. Um burrinho era um pedido frequente.

Como vê a relação dos turistas com os animais?
É excelente. Todos gostam de participar na alimentação dos animais e de lhes fazer festas. O Chão dos Bichos é um dos locais de maior afluência no Chão do Rio.

Porque escolheram acolher um Burro de Miranda?
Na nossa opinião é uma raça que representa o Burro em Portugal. Por outro lado, os Burros de Miranda são absolutamente encantadores, o nosso Luar apaixona ao primeiro olhar!

Como foi a adaptação do Luar à nova casa e aos outros animais?
O Luar é um burrinho muito dócil, que se deixou conduzir pelo espaço, à chegada, como se estivesse a chegar a casa. Não estranhou nada. A reação que teve perante as suas companheiras do “Chão dos Bichos”, as ovelhas Serra e Mel é que foi mais afirmativa; rapidamente lhes mostrou que tudo era dele, especialmente as 3 manjedouras. Mas rapidamente se integraram todos, fazem companhia uns aos outros e dão-se muito bem. O Luar aceita muito bem todas as pessoas, gostando de festas e das guloseimas que tantos lhe levam (hóspedes e equipa). O Chão do Rio, ficou agora um lugar ainda mais feliz, com a sua presença!

Lembra-se de alguma peripécia/curiosidade do Luar que possa partilhar connosco?
O Luar está connosco desde 8 de dezembro e desde então tem havido muita, muita chuva. Ainda estamos a aguardar a chegada de um pastor eletrónico, para o colocar, a pastar mais as amigas Serra e Mel, numa área maior. De certo, com mais sol, nessa altura, será possível conhecê-lo melhor. No momento, o que sobressai é o seu apreço pela nossa proximidade e festas (mas não gosta de escovas, ainda não se deixou embonecar), a sua personalidade dominadora perante as nossas ovelhinhas, e, como não gosta de vento, nem de ruídos fortes (tem medo do som da água do ribeiro quando nos aproximamos). Acima de tudo tem um olhar encantador e gosta de atenção.


Desejamos ao Luar as maiores felicidades junto da sua nova família no Chão do Rio.