AEPGA

 

O Zoo de Santo Inácio celebrou o DIB 2026

No mês de maio e 2026, o Zoo de Santo Inácio juntou-se à AEPGA para celebrar o DIB - Dia Internacional do Burro!

O dia foi sinalizado com a visita de várias turmas escolares, que participaram em várias atividades dedicadas a relembrar as qualidades deste animal e a importância da sua preservação. As crianças conheceram o Trovisco e o Ortigão, os dois Burros de Miranda que se encontram no Zoo. Com eles desenvolveram uma relação de amizade e carinho, como foi visível nas mensagens que lhes deixaram.

Estas foram algumas das palavras:
"Vocês são amigos brincalhões, grandes, fofos, altos...";
"...espero que fiquem bem alimentados grandes e fortes...";
"....vocês são incríveis e fazem coisas que eu não faço...";
"...obrigado porque antes nos ajudavam a levar coisas. Burros vocês são muito intelilgentes.".

O entusiasmo dos mais novos acompanhou-os também para fora do zoo, com várias crianças a realizarem trabalhos didáticos em sala de aula. De entre as escolas participantes que enviaram os seus registos estiveram o Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo e o Centro Escolar de Albergaria dos Doze, de Pombal. A todos agradecemos, e ao Zoo de Santo Inácio, agradecemos o entusiasmo com este dia, e alegramo-nos que tenha chegado de respeito pelos burros a mensagem até aos mais pequenos.