AEPGA

 

Os testemunhos de quem experienciou o Voluntaria-te em Março

A primeira semana do Voluntaria-te pelo Bem-estar Animal de 2025 decorreu entre os dias 24 e 28 de março e contou com a participação de 4 voluntários entusiastas.
Deixa-te inspirar pelos seus testemunhos e junta-te a nós!

"Poder participar no voluntariado pelo bem-estar animal foi uma oportunidade para viver em contacto com estes animais maravilhosos, num lugar mágico como o planalto mirandês, aprendendo a cuidar e a tratar dos burros de Miranda diretamente com os veterinários e os trabalhadores da associação. Também foi muito envolvente o convívio com os outros voluntários e a experiência de me projetar, mesmo que apenas por uma semana, numa realidade diferente, mais calma e serena. É bonito poder contribuir para o bem-estar desta raça asinina que, até há pouco tempo, esteve em risco de extinção. Espero poder participar em breve noutra iniciativa!" 
Francesco D'Ippolito

"A experiência neste voluntariado foi inesquecível. Conheci novos lugares, pessoas dedicadas e inspiradoras, e, acima de tudo, a oportunidade de estar rodeada de burros e aprender a tratá-los. Recomendo muito e espero voltar em breve!" 
Sofia Trindade

"Eu já sabia que ia gostar, só não sabia que ia gostar tanto. Foram 5 dias de uma experiência muito enriquecedora: sair da rotina e da zona de conforto; aprender novas coisas; executar tarefas diversas em vários contextos; conhecer novas pessoas, outras realidades e criar laços. Hoje, sei mais sobre burros mas também sobre espírito de comunidade e partilha. Este projecto focado no bem-estar e valorização do Burro de Miranda vai muito além disso! Atrevam-se a viver esta experiência e a sentir!" 
Patrícia Laranjeira

"Descrevo a minha experiência no “Voluntaria-te: pelo bem-estar animal” dizendo que "Terminei com dores no corpo, mas com o coração cheio."
O planalto mirandês é mágico e a APEGA faz parte dessa magia. O grupo de pessoas que ali trabalha diariamente está disponível para ensinar, para ouvir, são pessoas alegres, profissionais e trabalhadoras. Esta experiência permite-nos conhecer diferentes espaços (nem todos acessíveis ao público) e ter uma visão global do trabalho que é realizado diariamente, com os burros e com as pessoas. Tal como as pessoas, estes animais usufruem aqui de cuidados desde o seu nascimento até à morte, de acolhimento temporário, de cuidados médicos diários e onde até existe um espaço dedicado aos burros seniores onde os mimam e cuidam das mazelas da idade.
Se pretendes uma experiência diferente, imersa na natureza, se queres trabalhar diretamente com estes animais fantásticos, cheios de carinho e curiosidade, os Burros de Miranda, então Voluntaria-te."
Paula Pereira