Notícias • Resgate na aldeia de Vale de Frades
Resgate na aldeia de Vale de Frades
Tendo conhecimento da nossa missão, Alice Amado contactou a AEPGA para solicitar apoio no sentido de encontrar um bom destino para uma das burras que se encontravam ao cuidado do seu pai, João Amado, na aldeia de Vale de Frades, concelho de Vimioso.
Devido à sua idade avançada e necessidade de uma maior liberdade para visitar os filhos, o senhor João Amado não tem atualmente condições para manter os animais, que sempre estimou.
Após este contacto, no início de setembro foi feita uma visita para avaliação da condição geral de uma burra com 17 anos e de outras particularidades que pudesse apresentar. Apesar de a veterinária Zélia Cruz ter identificado alguns problemas comportamentais, assim como necessidade de tratamentos ao pelo e dentes, estes não eram impeditivos para que o transporte fosse efetuado com segurança para esta fêmea.
Assim sendo, no dia 22 de setembro, dois elementos da nossa equipa, Luís Machado e Alessandra, trouxeram a Ruça (que, a partir de agora, vai passar a chamar-se Frades, como homenagem à sua origem) para o Centro de Acolhimento do Burro (CAB).
Desparasitada e a ser alimentada com ração para aumentar a sua condição corporal, a Frades ainda mantém alguma desconfiança e não se aproxima das pessoas com à-vontade. De forma a respeitar o seu ritmo, vai ficar uma semana mais isolada, para depois ser gradualmente integrada com os seus companheiros orelhudos. Estamos certos que, passado o impacto inicial da separação do seu dono, esta burrinha terá uma vida muito feliz e tranquila na sua nova casa.