AEPGA

 

"Rios de problemas" - Jael Palhas apresentou soluções em atividade da Ciência Viva

Durante a atividade da Ciência Viva no Verão intitulada “RIOS DE PROBLEMAS – VEGETAÇÃO AQUÁTICA E INVASÕES BIOLÓGICAS”, que se realizou no dia 11 de Agosto em São Joanico, concelho de Vimioso, percorremos as margens do Rio Angueira (e parte do seu leito) em descoberta do ecossistema e das espécies que o integram.

As alterações climáticas (com a seca bem visível no rio) e a perda de biodiversidade, com destaque para as espécies raras e ameaçadas da região, como o Acónito (Aconitum napellus) ou o mentrasto-de-folha-longa (Mentha longifolia), mas também para as espécies submersas que, embora comuns, tantas vezes passam despercebidas, como a espiga-de-água-crespa (Potamogeton crispus), ou o mil-folhas (Myriophyllum sp.) foram alguns dos temas abordados durante a atividade. Mereceu ainda destaque o problema crescente das invasões biológicas já que tivemos a oportunidade de observar algumas das que já invadem os rios da região, como a azola (Azolla filiculoides) ou o lagostim-do-sinal (Pacifastacus leniusculus).

Mas, para além da identificação dos problemas, houve ainda tempo para falar de soluções. Do controlo biológico à invasivoria, de restauro ecológico e da urgência de fazer chegar o conhecimento científico às comunidades locais que usam e gerem os rios e as suas margens, para que possam ajudar a resolver os problemas em vez de os agravarem. E também do papel das autarquias e das associações locais como guardiões destas espécies em perigo de extinção que encontram aqui os seus últimos refúgios.

Foi um passeio agradável, rico em observações e trocas de ideias durante o qual contribuímos para que todos conheçam melhor o nosso rio Angueira, mas também os desafios globais que enfrentamos e o papel da ciência e das comunidades locais na solução destes desafios.

A atividade contou com Jael Palhas como monitor e com a participação adicional dos voluntários do campo de trabalho organizado pelo Centro de Acolhimento do Burro em Serapicos.