AEPGA

 

Romã, a mais recente cria do CVBM

Com as primeiras badaladas do dia 28 de Junho de 2021 nasceu a burrinha Romã, a cria mais recente do Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM).

O parto foi bastante rápido e bem-sucedido. Porém, as preocupações surgiram um pouco mais tarde. A Romã estava com algumas dificuldades em encontrar a mama da mãe e conseguir mamar. A Bulhaca, mãe sempre atenta e muito paciente, colaborou constantemente com a equipa veterinária durante as diversas tentativas de estimulá-la e ajudá-la. Apesar de a burranca estar ativa, não parecia responder a certos estímulos de uma forma normal.
A equipa veterinária optou então por colocar em prática a “Madigan Squeeze Technique”, uma técnica desenvolvida na Universidade da Califórnia que consiste na simulação do nascimento e passagem no canal do parto através da pressão exercida em pontos específicos do corpo da cria. O objetivo é que mecanicamente se inativem as hormonas que mantêm as crias tranquilas e num estado de sono dentro do útero e, por sua vez, se ligue um “interruptor bioquímico” que as faz despertar e envolverem-se ativamente com o mundo que as rodeia, o que inclui o instinto primário de procurar a mama e sugar o leite.

A utilização desta técnica facilitou o processo e, passado pouco tempo, a Romã conseguiu mamar da mãe de uma forma consistente e suficiente, dispensando a necessidade de ser alimentada pelo biberão.

Agora com pouco mais de um mês de idade, a Romã está forte e saudável e passeia feliz com a Bulhaca pelos lameiros do CVBM.